Click here to go back to World Challenge Pulpit Series multilingual page

Deus Precisa de Você 
       (Uma Onda Gigantesca de Pecado Está Invadindo o País)
(God Needs You Now) 


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

Por David Wilkerson
16 de julho de 1990
__________

Às vezes me pergunto se já não superamos a corrupção de Sodoma e Gomorra. Em verdade, acho que se você ganhasse a confiança de um membro do Congresso Nacional, ficasse a sós com ele e o deixasse abrir o coração, ele confessaria: "É pior do que se pode imaginar. É desesperador. As coisas saíram de controle, e é apenas questão de tempo até que os problemas sepultem a gente!".

Os ecologistas se tornaram os "catastróficos" modernos. Segundo eles, o nosso planeta está se desintegrando. Tempestades ácidas estão arruinando as florestas; a camada superficial do solo está sumindo; as florestas tropicais estão sendo derrubadas; a camada de ozônio está se evaporando. Com o clima drástico e com as fomes que temos experimentado ultimamente, parece que caminhamos para o "efeito estufa".

Tem tanta notícia ruim, tantos avisos, tanta crise de abalar os nervos que não conseguimos computar tudo isso; então simplesmente resolvemos nos desligar! Para a maioria das pessoas, a TV se tornou o grande escape para fugir à realidade; outros usam o álcool e as drogas para entorpecer a mente, e encontrar alívio temporário.

Os cristãos vêem a guerra satânica se ferindo pelo país, e não acreditam que esteja ocorrendo tão depressa - e tão descaradamente! Aqui em Nova York, os homossexuais foram homenageados há pouco quando o edifício Empire State foi iluminado com luzes róseas tipo lavender. Continuamente os homossexuais estão se tornando cada vez mais militantes e violentos.

Políticos, economistas, escritores e o povo que vive aqui dizem: "Nova York está indo para o inferno de bandeja. O diabo em pessoa se tornou o rei - e a cidade está morrendo rápido!".

Acho que a maioria dos cristãos daqui gostaria de fugir para um esconderijo seguro e calmo lá nas montanhas, para não serem contaminados por toda a iniqüidade que os cerca. Muitos se desesperam, dizendo: "O quê um cristão pode fazer contra toda essa degradação moral? O quê uma igreja vai fazer numa cidade tão gigantesca, agressiva e degradante? Para mim bastaria ficar pertinho de Jesus, para não ser levado pela correnteza...".

"... Será mesmo que eu posso fazer alguma coisa? - eu, um pobre e insignificante cristão? Não tenho dinheiro, estudos, influência - apenas tenho um grande amor por Jesus!".

Sempre esperamos que Deus se mova de um jeito ou de outro: ou enviando um derramamento sobrenatural do Espírito Santo para carregar multidões para o Seu reino, ou então enviando julgamento para levar as pessoas aos Seus pés, ou para destruí-las.

Mas amado, esse não é o método de Deus para mudar as coisas no dia mau. A Sua maneira de reconstruir ruínas sempre foi usar homens e mulheres comuns, a quem Ele toca. E Ele faz isso os enchendo com o Espírito Santo, e enviando-os para o campo de luta com muita fé e poder!

Deus usa pessoas - não anjos, para proclamar a Sua palavra aos perdidos! No entanto, o Senhor não tem feito muito quanto aos pecados dessa geração, porque ainda não encontrou crentes suficientemente determinados a buscar a plenitude e o poder do Espírito Santo!

A Igreja foi enganada nos últimos cinqüenta anos por homens que buscavam o poder de Deus por causa da fama e da glória pessoal. Encheram o bolso de dinheiro, e se deram títulos pomposos como "Cheio de Fé e Poder", "O Homem do Momento", "O Milagroso" - distribuindo bênçãos em troca de uma taxa! Chamo isso de indulgências carismáticas.

Nós os transformamos em pequenos deuses, e os idolatramos. Agora estamos concedendo o mesmo status a uma nova geração de profetas!

Não é de se admirar que o diabo continue sem ser molestado - com seu sorriso sarcástico, sem se alterar com toda a falação sobre poder e autoridade na Igreja. A Igreja fez uma coisa muito perniciosa! Como Israel, temos querido um rei humano. Os cristãos sentam-se no culto, e assistem o pastor ou o evangelista fazendo tudo aquilo a que todos os crentes são chamados a fazer!

No entanto nesse momento o Espírito Santo está derrubando todos "os estrelas", e destronando todos os reis religiosos. Está destruindo impérios espirituais, literalmente lançando de Sua boca toda idolatria ministerial!


Deus Está Fazendo Como Fez Desde o Princípio -
Produzindo Dois Movimentos Importantes!

Primeiro - Ele está levantando um ministério santo, apostólico - consistindo de homens inteiramente entregues à Palavra e à oração. Não são senhores de nada. São homens que choram, que não abrigam nenhum plano em mente senão buscar, ouvir e obedecer a Deus!

Segundo - Deus está chamando você para serviço imediato. Ele precisa do homem comum, do leigo! Ele usa pessoas a quem os sumo sacerdotes chamariam de "homens iletrados e incultos" (Atos 4:13).

A Bíblia diz também que no Cenáculo, no Pentecostes, "Todos ficaram cheios do Espírito Santo" (Atos 2:4). Todos se tornaram poderosos em batalha - todos se tornaram testemunhas com ousadia e poder! Estes crentes cheios do Espírito não incluíam apenas Pedro, Tiago, João e outros discípulos bem conhecidos - mas também as viúvas, os jovens, os servos e criadas!

Sabemos que Estevão era cheio do Espírito Santo - "cheio de graça e poder" (Atos 6:8). Ele não era apóstolo e nem ministro ordenado. Na verdade, foi escolhido para servir às mesas para a igreja, para que os discípulos pudessem se dedicar à oração e ao ministério da Palavra. Estevão era um homem comum cheio do Espírito de Deus!

E o que dizer de Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau todos eles servidores de mesas? Todos eram leigos! As escrituras dizem que eram "cheios do Espírito e de sabedoria" (Atos 6:3).

Filipe também era leigo e servidor de mesas. No entanto ele também era cheio do Espírito Santo. As escrituras nos dizem que ele foi a Samaria onde pregou nas ruas, orou pelos enfermos, expulsou demônios e creu que o Senhor levantava os paralíticos e coxos. "As multidões atendiam, unânimes, às cousas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava... E houve grande alegria naquela cidade" (Atos 8: 6,8).

O plano de Deus para salvar Samaria era um homem cheio do Espírito Santo e de poder! Filipe era um homem tão humilde, tão preenchido por Jesus, que poderia deixar grandes coisas acontecendo em Jerusalém e na Samaria - e ir, pela direção de Deus, a um único homem no deserto! (v. Atos 8:26-40).

Como Deus vai testemunhar para grandes metrópoles, modernas Babilônias - à uma cidade cheia de crime, drogas, homossexualismo, ódio, violência e impiedade? Ele não fará isso apenas através de grandes pregações, não importa o quanto elas sejam convincentes e penetrantes. Ele não fará isso por meio apenas de cultos da igreja, nem por louvor e adoração vivos, nem mesmo por um tremor nas casas operado pelo Espírito Santo!

Deus se proclamará em Nova York e em qualquer grande metrópole da mesma maneira que deseja se proclamar em sua cidade ou lugarejo - através do testemunho de todos que quiserem sair pelas estradas e vielas para pregar o Seu evangelho!

O testemunho de Deus em Nova York não é que tenhamos igreja em um teatro na Broadway; não é que tenhamos uma igreja cheia; não é que experimentemos glória e incríveis chuvas de bênçãos. É através de homens e mulheres, empregados ou desempregados, tanto ricos quanto pobres - leigos em quem Deus está operando.

Você é a testemunha de Deus para a sua cidade. O Senhor usa leigos que ficam a sós com Ele, que são mexidos em seus corações, que buscam-nO em oração, rendem seus corações - e se levantam como Filipe, cheios do Espírito Santo, fé e poder!

Se Deus não tem lhe usado, é provavelmente porque você não tem sido usável. Isso é o que acontece com crentes que ficam "olhando para a glória".

Os discípulos ferveram de glória quando Jesus foi elevado aos céus. Eles ficariam lá para sempre, desfrutando do calor daquele brilho, mas o anjo do Senhor amorosamente os repreendeu: "Por que estais olhando para as alturas?" (Atos 1:11).

Há perigo em se querer sentar dentro da igreja, "contemplando a glória". Jesus disse aos discípulos: "Sirvam a Mim. Vocês precisam do Espírito Santo e de poder; Eu preciso que vocês sejam Minhas testemunhas!"

 


Tire os Olhos dos Tempos ou Épocas
    Que Pertencem Unicamente ao Poder do Pai !

Assim que os discípulos ouviram de receber um batismo de poder, eles perguntaram: "Senhor, será este o tempo em que restaures o reino de Israel?" (Atos 1:6). Jesus respondeu em termos muito claros: "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade" (v. 7).

Pare e pense no que implica a pergunta deles: "Senhor, queres dizer: começar por aqui mesmo, só conosco, e Tu restaurarás o reino de Israel? Seremos nós que derrubaremos Herodes e Roma? Seremos nós que limparemos a terra, estabeleceremos o reino, e Te traremos de volta?".

Sabemos que Jesus tinha de lidar com o interesse de alguns dos discípulos em sua ambição por liderança e autoridade. Mas eu sinto outra coisa na pergunta deles aqui, que vai além da sede por espaço e poder. Era uma necessidade humana de estar envolvido em algo grande e definitivo! Era uma necessidade de ser especial - de ser a pessoa certa na hora certa!

No coração, os discípulos poderiam estar dizendo: "Senhor, onde estamos nós em Tua programação profética? Seria um grande incentivo espiritual saber que estamos no fim de uma dispensação, e que um novo dia está raiando. Seria muito estimulante para a gente se Tu nos dissesse que estamos vivendo e ministrando em um dia histórico - que estás nos usando para fecharmos essa questão!".

Santo, essa mesma necessidade de ser alguém de grande projeção está em todos nós até certo ponto. Mas a resposta de Jesus a isso foi até rude: "Não vos compete conhecer tempos". Jesus não está procurando pessoas de projeção ou construtores de reinos. Ele quer apenas testemunhas de Si próprio! Ele está dizendo: "A questão não é em torno da 'hora profética', ou de você receber grande projeção. Eu preciso de testemunhas para essa geração!".

Isso me traz um profundo convencimento da parte dEle! Como muitos outros atualmente, quero saber onde estamos nesse preciso momento em relação ao relógio profético de Deus: por que o comunismo está caindo? quando a economia entrará em colapso? será que estamos prestes a entrar na tribulação? será que Deus está reunindo o remanescente final? será que veremos o julgamento de Deus caindo sobre Nova York e sobre os Estados Unidos?

Então ouço Jesus dizendo: "Não cabe a você saber. Espere em Deus. Encha-se do Espírito Santo. Ganhe o poder de Deus - e então vá testemunhar!".

No Velho Testamento Deus não fazia nada sem antes avisar o povo através dos Seus profetas. No Novo Testamento Ele nos diz: "Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser" (Atos 3:22).

Esse profeta é Jesus! E Ele está dizendo: "Tire os olhos dos tempos ou épocas, e pare de namorar a idéia de se projetar. Ganhe o poder de Deus para testemunhar de Mim à sua geração".

Santo, todos os profetas do Velho Testamento morreram. Paulo morreu, os apóstolos morreram - Deus só tem você e eu para testificar do poder de Cristo!

Devemos viver em um estado de vigília, aguardando em expectativa com lâmpadas em bom estado e brilhando; devemos desejar ardentemente e buscar a Sua aparição; sim, devemos pregar sobre a Sua vinda e avisar sobre o Seu julgamento - mas primeiro e mais importante, devemos ser Suas testemunhas!

Hesitamos em testemunhar aos judeus porque achamos que poderia não ser o momento profético apropriado. Nos perguntamos: "Será que já está se cumprindo o tempo dos gentios? Será que o Espírito logo cairá sobre Israel e removerá o véu dos seus olhos?".

Eu sei que isso tem prejudicado grandemente o ministério da Igreja junto aos judeus! Desejamos saber se estamos sendo precisos do ponto de vista profético para não desperdiçar os nossos "esforços". No entanto Jesus responde: "Não cabe a vocês conhecer os tempos - simplesmente testemunhem!".

Não temos vivenciado bloqueios espirituais, nem a dureza de coração dos ouvintes tem sido empecilho para nós. Acontece que nos tem faltado a vontade de trabalhar. Não temos tido em nós o poder de Deus suficiente para chegar em fé até os perdidos!

Queremos reavivamentos, bênçãos, derramamentos da parte de Deus, movimentos vindos dEle! Queremos ficar na igreja, invocando a glória de Deus sobre nós! Queremos ouvir mais pregações! Tudo isso é ótimo. Mas Jesus diz: "Vocês receberão o Espírito Santo. Vocês receberão poder para sair e testemunhar!".

Queremos nos rejubilar na gloriosa presença do Senhor - e a Sua presença aumentará à medida que O buscarmos. Mas precisamos nos lembrar o que faz com que Ele e todo os céus se alegrem: "Haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lucas 15:7). "Há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (15:10).

Se oramos por um poderoso derramamento do Espírito Santo sobre o corpo de Cristo, isso deve resultar em um corpo de poderosas testemunhas indo por toda parte para erguer Jesus diante dos perdidos!

 

É Preciso Mais do Que Amor Por Jesus e Paixão pelas Almas
Para Te Qualificar como Testemunha DEle !


Os que foram ao Cenáculo tinham um grande amor por Jesus. Possuíam compaixão, se sacrificavam pela obra, tinham amor pelas almas. Mas ainda não estavam qualificados como Suas testemunhas!

Eles haviam aprendido na escola de Jesus; haviam curado os enfermos e expulsado demônios; haviam operado milagres; haviam visto Jesus revestido de Sua glória eternal sobre o monte.

Haviam estado por perto quando Ele suou gotas de sangue; O haviam visto pendurado na cruz e haviam visto o túmulo vazio; O haviam visto ressurrecto; haviam comido com Ele e conversado com Ele em Seu corpo glorificado. Eles até O haviam visto ascender aos céus! Contudo mesmo assim eles ainda não estavam preparados para testemunhar dEle!

Por que Pedro não podia ir até às oprimidas multidões de Jerusalém, e imediatamente testificar da Sua ressurreição? Ele não havia vivenciado isso pessoalmente? Será que ele não podia pregar, "Jesus está vivo! Ele subiu aos céus! Arrependam-se!" ?


A Diferença é Encontrada no Poder do Espírito Santo !


Pedro faz uma declaração forte aos principais dos sacerdotes: "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem" (Atos 5:32).

Através das palavras do Espírito Santo -- falando através de Pedro -- os sacerdotes "se enfureciam, e deliberaram matá-los" (5:33). O Espírito Santo também havia falado através de Pedro no dia do Pentecostes, e todos que ouviram "compungiram-se em seu coração" (2:37).

Estevão, cheio do Espírito Santo, pregou aos líderes religiosos: "Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis... Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele" (Atos 7:51, 54).

Quando você chega após ter buscado a Deus, cheio do Espírito Santo, você pode se levantar com ousadia diante de seus colegas, familiares - de qualquer um - e o seu testemunho irá provocar de duas, uma: ou eles vão bradar "O quê devo fazer para ser salvo?", ou eles literalmente irão querer lhe matar! Você estará dizendo uma palavra que afligirá seus corações.

 


Há um Tipo de Avivamento e de Derramamento
(da parte de Deus)
Que vai de Acordo com a Palavra dEle !


Se você procurar isso no prédio da igreja, ficará desapontado; se chegasse ao Cenáculo algumas horas após o sopro do vento, do fogo que caiu, e dos abalos - e se quisesse vivenciar alguma coisa milagrosa - você iria ficar desapontado.

Veja, o vento do Espírito carregou as pessoas para as ruas - para o templo, para o mercado! Se você perguntasse: "Onde está o avivamento, o vento sobrenatural? Eu quero vivenciar um pouco desses tremores dos quais ouvi. Será que parece um mini-terremoto? Será que eu poderia ver um pouco aquelas línguas de fogo?" - então você seria orientado a sair.

Você seria orientado a buscar as 120 testemunhas que estavam nas ruas pregando Jesus no poder do Espírito Santo! É aí que estava o avivamento - e onde sempre está! Isso é o derramamento! O vento, o fogo, o Espírito - agora estão nas testemunhas de Deus!

Se Deus abençoa essa igreja com um outro Pentecostes - um tempo de reavivamento e renovação dos céus - isso vai se espalhar. Chegarão pessoas curiosas perguntando: "Bem, onde é isso? O quê a gente vai ver? A gente sente o quê? As pessoas caem no chão sob o poder de Deus?".

Não se acha isso no louvor e na adoração! Você não vai encontrar isso em algumas ocasiões especiais de entusiasmo - como dançando no Espírito ou caindo ao chão levado pelo poder. Tudo isso são experiências maravilhosas, mas podem ser falseadas e imitadas pela carne, e hoje poucas pessoas conseguem discernir a diferença.

Se há um derramamento de acordo com o plano de Deus, você não vai achar isso na igreja! Você terá de ir aos conjuntos habitacionais, às escolas, aos metrôs, aos locais de trabalho, escritórios, locais de compras! Você o achará nos lugares secretos de oração!

Nesse tipo de derramamento da parte de Deus, você encontrará inúmeros lares onde os santos estão jejuando, orando e chorando, bradando ao Senhor por seus filhos e pelos não salvos! Você verá testemunhas indo a todos os lugares, falando no poder do Espírito Santo!

Você tem o Espírito Santo, e vai! Isso é derramamento! Não uma enorme fogueira na igreja: são 20 ou 200 pequenas fogueiras iluminando toda a sua cidade!

 


Jesus Se Tornará o Nosso Profeta !


 

"Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmos um profeta semelhante a mim; A ELE OUVIREIS EM TUDO QUANTO VOS DISSER" (Atos 3:22).

Se você está procurando um profeta de verdade nesses tempos do fim, o Espírito Santo o levará a nenhum outro senão a Jesus! O ressurrecto Profeta destes últimos dias fala da glória a todos os que gastam tempo para ouvi-Lo.

Multidões de cristãos hoje estão correndo por todo lado em busca de um profeta para receber algumas migalhas de bênçãos, ou de orientação. Amado, eu achei o meu Profeta! Ele lê a minha mente e me diz tudo que preciso saber! Ele é Jesus! E a Bíblia diz: "Ouça-O em tudo quanto Ele disser!".

Uma forte advertência existe para os que não guardam isso: "Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo" (Atos 3:23).

Tantas vidas estão sendo destruídas; a fé de tantos está em frangalhos. Poucos desejam ouvir o verdadeiro Profeta - eles preferem que seus ouvidos se encantem com aqueles que se autoproclamam profetas, e que não são mais do que adivinhos.

Um profeta de verdade precisa se alinhar a Samuel e a todos que o seguiram - para "vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades" (Atos 3: 24-26). Profetas verdadeiros não buscam validação por sinais, maravilhas ou milagres; eles não tentam ganhar a sua confiança revelando segredos. Eles lhe mostram a diferença entre o sagrado e o profano afastando você do pecado. Eles o fazem voltar para Jesus através do arrependimento!

 


Aviso de Julgamento



Alguém pode estar se perguntando: "Você falou muito de testemunhar. Mas o que dizer quanto ao aviso de juízo iminente?". Em verdade, tenho com freqüência dito que Deus nos enviou a Nova York para levantar um remanescente santo, e para avisar esta cidade quanto a julgamento vindouro. Será que agora não deveríamos invadir a cidade com livros e literatura cheios de avisos sobre colapso econômico, bombas de hidrogênio, distúrbios, racionamento de comidas e súbitas calamidades?

Não! Tudo isso pode acontecer e provavelmente acontecerá - mas isso não é o maior julgamento!

O julgamento real resulta da rejeição de Cristo! "Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo" (Atos 3:23). Esse mesmo julgamento cai sobre os cristãos contemporizadores que se recusam a ouvir a voz de Jesus! Quando o Espírito Santo chega, Ele penetra o coração, avisando do pecado, da justiça e do juízo. É assim que Ele faz. O vento do Espírito Santo sopra sobre as ruas pregando o Jesus ressurrecto, e avisando as pessoas: "Se você não ouvir Jesus e não se arrepender, será destruído do meio do povo!".

Como Deus traz essa destruição cabe a Ele saber. Esse é o juízo que devemos pregar: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más" (João 3:18-19).

Testemunhas avançando no poder do Espírito Santo e trazendo a luz de Jesus, também trazem julgamento sobre os que se recusam a ouvir, e se apegam às más obras!

Amado, o julgamento é este - como tem sido através dos séculos: a rejeição de Cristo. Porém ao guardarmos a voz do nosso Profeta, Jesus, a nossa sincera oração é a de que muitos prestarão atenção - e se arrependerão!

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

 

Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:
Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 2002 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 2002 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org/
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org/multilan.html


Copyright © 2002 - The Lorain County Free-Net Chapel
North Central Ohio, U.S.A.
TOPO DA PÁGINA

O nosso webmaster está às ordens para comentários e sugestões.
Esta página foi atualizada pela última vez em:  29 de abril de 2006

Por Que Tarda o Pleno Avivamento?/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declaração de Fé/ Estudo Bíblico
Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ Índice dos Sermões em Português/ Pregações