Click here to go back to Times Square Church Pulpit Series multilingual page

A Turma de Jônatas
(The Jonathan Company)


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

Por David Wilkerson
15 de outubro de 1990
__________

O apóstolo Paulo adverte que "nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis" (2 Timóteo 3:1). Ele então descreve em detalhes as terríveis situações que enfrentaremos nas derradeiras horas dos tempos: "Pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (2 Timóteo 3: 2-4).

A revista U.S.News recentemente publicou um artigo intitulado, "A Dor que é Nova York". Nele, o autor descreve o aviso profético de Paulo - quase ao pé da letra! Eis só uma parte do quê é dito: "Nova York tem 500.000 usuários de drogas, quase a população de Boston. Em certas partes da cidade, um quarto dos moradores é viciado em drogas injetáveis. O uso de agulhas contaminadas e a grande população gay tornaram Nova York a capital americana da AIDS... A contravenção no centro do Harlem aumentou oitenta por cento e ainda cresce. A cada ano 10.000 bebês nascem ‘drogados’, a maioria deles, ‘bebês do crack’ que custarão 220.000 dólares cada em custos medicinais antes de chegarem ao jardim da infância... Em 1952 a cidade apresentava 8.757 roubos. No ano passado foram 93.387 - um assalto à mão armada a cada 6 minutos. Vinte e um taxistas foram assassinados até agora nesse ano. Meninas foram estupradas e jogadas de telhados, um menino foi amarrado e incendiado, quatro crianças pequenas foram mortas a tiros em guerras de traficantes em 3 semanas. O índice de assassinatos está chegando a 6 por dia... Ao acaso, e sem nenhuma razão a violência está agora por todo lado e ninguém está a salvo. Sessenta por cento dos nova-iorquinos esperam não estar vivendo aqui daqui a cinco anos. Há um sentimento entre os nova-iorquinos tradicionais e que amam a cidade, de que algo semelhante à uma total ruptura da ordem social esteja a caminho e que Nova York talvez não consiga evitá-la...".

"Sobrevirão tempos difíceis" - o uso que Paulo faz da palavra "difíceis" quer dizer "tempos perigosos, cruéis e violentos, que minam toda a força". Estes tempos estão aqui! Imagine - 60 por cento da população da cidade planejando se mudar e fugir! Mas me diga, para onde uma pessoa pode ir para escapar do demoníaco espírito de violência que ferve no país? Ele foi solto no país todo! Por exemplo, há três anos uma família em cinco saía da cidade e se mudava para uma rara cidadezinha ao norte do Estado. Achavam que ficariam a salvo do crime e da violência das metrópoles. Por dois anos parecia o paraíso para eles. Mas recentemente o pai, a mãe e duas crianças foram encontrados mortos nessa sua moradia longe do centro, cada uma baleada na cabeça por um desconhecido!

Em alguns subúrbios parece que proteção alguma consegue afastar os ladrões. São ladrões treinados que matam os cães de guarda com canos de chumbo, ignoram alarmes e roubam todos os móveis estacionando caminhões na porta em plena luz do dia! Até nas montanhas, que no passado eram agradáveis locais para descanso, adoradores do Diabo estupram e saqueiam. Sacrifícios de animais abundam. Agora somos informados de que é perigoso acampar em todos os nossos grandes parques nacionais.

Los Angeles é uma cidade preste a explodir. Traficantes - brancos, negros e hispânicos - disparam tiros a esmo a transeuntes inocentes. Não têm moralidade, nem consciência. Matam só por diversão!

Amado - não há onde se ocultar senão em Jesus Cristo! Paulo previne que o pecado que nos rodeia apenas vai piorar - piorar muito: "Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados" (2 Timóteo 3:13).

Esse não é um problema desta cidade, é um problema nacional, mundial! Uma onda de impiedade e violência foi vomitada do inferno para dentro até das menores cidades do país, e mesmo para dentro dos portões de comunidades de acesso limitado.

Contudo muito mais trágico que isso é que muitos cristãos se desviarão nesses tempos maus, quando deveriam estar se arrependendo e buscando a Deus: "Não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas" (2 Timóteo 4:3-4).

Ora, num tempo quando a verdade é vital, muitos estarão fora do caminho porque não querem a verdade - querem apenas mentiras que soem suaves. Que tragédia!

Amado, como as coisas vão só piorar, como enfrentaremos essa última hora?



Fugir é Contrário a Tudo Que Há na Palavra de Deus !


Jesus não vai voltar para um povo covarde em fuga, um povo que desistiu de cidades reclamadas por Satanás! Se buscar salvar a pele, você a perderá - mas se a perder por amor a Jesus, a achará!

Jesus sabia muito bem como seriam os nossos tempos. Ele sabia de toda horrenda violência que teria lugar - dos tiros, da barbárie, da guerra pelas drogas. Ele previu todo o explodir do perigo e da maldade. E ainda assim ordenou, "Ide por todo o mundo! Pregue o evangelho, batize, cure os enfermos - e estarei convosco por todos os tempos!".

Cristo também disse, "Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos" (Mateus 10:16). Ele nos chamou para vivermos no meio de lobos devoradores e na cova dos leões da sociedade corrupta!

Noé viveu numa sociedade que havia se corrompido inteiramente - num mundo tão violento que Deus não pôde suportar mais! "Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração...A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia de violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra" (Gênesis 6:5; 6: 11-13).

A humanidade toda estava corrompida - a violência irrompia sobre o mundo inteiro! Por 120 anos Noé observou a sociedade se tornando cada vez pior, uma população consumida pela violência, pela corrupção, pelo assassinato, estupro e incesto. Mas ele permaneceu em meio a tudo isso, pregando a justiça e a retidão. Ele foi guardado pelo poder de Deus! Nunca vacilou! Temia unicamente a palavra de Deus!

Veja, Deus sempre tem um testemunho colocado no centro da corrupção! Noé permanecendo e não se escondendo, foi esse testemunho. Ele "aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo" (Hebreus 11:7). Quando as ondas do mal se levantam, devemos ficar, nos levantar e pregar - e ao fazer isso, condenamos essa sociedade ímpia!

 


Deus Está Procurando Uma
"Turma de Jônatas" Nestes Últimos Dias !


Prezado santo, você tem um papel a cumprir nestes tempos maus! Não é apenas para você sobreviver - mas ser um guerreiro nas linhas de frente do conflito espiritual. Você precisa estar capacitado a dizer, "Vivo ou morto, pertenço ao Senhor! Não vou fugir quando o Diabo se levantar!".

Jônatas, filho de Saul, é um bom exemplo deste tipo de guerreiro fiel. Ele também viveu num tempo de decadência moral e espiritual. Na verdade creio que Israel naquela época era tão corrupto e decadente quanto o nosso país hoje.

Em meio à esta sociedade ímpia, Jônatas representa aquilo que Deus busca em meio ao Seu povo hoje! Deus está buscando um grupo de santos que queira enfrentar esses tempos maus com coragem e fé. Chamo esses santos de “A Turma de Jônatas” – e oro que você escolha estar arrolado nesse fiel agrupamento!

Eis o cenário: Israel tinha se cansado da palavra profética de Samuel. Afastou-se da verdade e procurou um líder. Saul foi indicado rei mas rapidamente esqueceu o Senhor. Ele e o povo de Israel “procederam nesciamente” desobedecendo aos mandamentos do Senhor – e Deus deixou o governo de Israel.

Saul acabou possuído por demônios! Ele representa uma sociedade abandonada por Deus, uma sociedade entregue ao mal. Israel sob Saul se tornou deplorável moralmente - distante de Deus e odiando a verdade. Logo Satanás se voltou contra Israel infligindo um sopro final de destruição. Ele estava resolvido a varrer Israel do mapa (assim como Saddam Hussein deseja fazer com Israel hoje!). O Diabo cercou Israel com 30.000 carros de guerra, 6.000 cavaleiros e um exército de soldados que parecia tão numeroso quanto a areia do mar! (I Samuel 13:5). Os israelitas viram essa força maciça e começaram a fugir, procurando onde se esconder. Enfiaram-se em cavernas, na mata-virgem, dentre as rochas, nos buracos e nos lugares altos.

O povo que ainda estava com Saul “se encheu de temor” (I Samuel 13:7). Eles quiseram tanto um rei – mas que rei Saul se tornou! Ele não conseguia inspirar um grama de coragem! Quando ele tremia, o povo tremia!

Junto com 600 soldados, Saul deteve-se em Gibeá sob uma árvore de romã. Ele estava totalmente desorientado, sem saber se deveria fugir, se render ou prosseguir em missão suicida!

Imagine um povo totalmente opresso e sem esperança! Ninguém naquele pequeno grupo tinha um plano – ninguém conseguia tocar a Deus. Não tinham profeta – estavam frágeis e sem força! E o Diabo que os havia feito tremer, se aproximava para a matança!

Esse seria também o retrato das grandes metrópoles, se todo o povo de Deus resolvesse fugir para tentar se esconder, e só 600 soldados de Deus permanecessem nessa cidade. A triste verdade é que inúmeros cristãos por todo o país estão sem liderança, sem oração e desviados, sem a mínima noção do que fazer – e com o inferno inteiro prestes a explodir sobre eles!

E isso porque há um “sistema de Saul” agindo hoje. Esse sistema é constituído de pastores e de igrejas que se encolhem de medo diante dos poderes das trevas. Possuem a forma de piedade mas sem poder. Os espíritos maus deste mundo os derrotaram!

Veja, unicamente santidade permite ousadia! Unicamente um povo piedoso, de oração -pode se levantar inabalável quando um exército de incontáveis poderes demoníacos está pronto, aguardando para destruir e se apossar de tudo à vista!

A Bíblia diz, “O justo é intrépido como o leão” (Provérbios 28:1). Um homem santo pode olhar todos os exércitos dentro dos olhos e não ter medo! Mas quanto mais mundanismo você tiver no coração, menos coragem terá para se levantar e lutar! Satanás quer pôr medo no coração do povo de Deus – e ele consegue isso quando você faz concessões ou se desvia!


Temos de Combater Sós !


Em 1 Samuel 14 vemos que Jônatas tinha um plano, e isso não incluía fugir! Ele resolveu assumir um combate “sozinho” contra o inimigo.

Foi bom ele não ter contado isso ao pai ou aos 600 soldados. Teriam rido dele com desdém! “Você? Sozinho? Entrar no território inimigo, começar uma batalha e arriscar a vida sem uma retaguarda? Só você e o escudeiro?”.

Mas Jônatas ousadamente em fé disse ao escudeiro: “Para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos” (I Samuel 14:6). Em outras palavras, “Vou partir para a ofensiva. Números não importam para Deus!”.

Na verdade, se Deus tivesse um grande exército de servos fiéis, Ele o usaria. Mas Deus não precisa de um grande exército – Ele pode usar um ou dois soldados comprometidos com Ele!

Pense no seguinte: a única esperança de Israel – o grande foco e interesse divino na terra – repousava nas ações de um só homem de Deus, que poderia assumir uma atitude e dizer, “Vou lutar. Vou direto à fortaleza do inimigo para combater!”.

Amado, a vitória que o seu lar necessita depende de você! Você precisa ter vitória sozinho, ou o inimigo terá a última palavra. Você pode ser um adolescente, e ser o único da família compromissado a caminhar à frente com o Senhor. A salvação da sua família pode estar repousando sobre você!

Uma adolescente uma vez me ouviu pregando sobre o perdão. Se aproximou de mim após a mensagem e disse: “Acho muito difícil eu perdoar a minha mãe. Os meus pais não são salvos – e especialmente a minha mãe fica zombando do meu caminhar com Cristo. Agora ela raramente fala comigo, e age de maneira agressiva”.

Com minha insistência ela foi para casa aquela noite para perdoar a mãe, e na esperança de uma restauração do relacionamento entre elas. A mãe estava deitada, vendo TV. A filha se debruçou sobre ela em lágrimas, dizendo, “Mamãe, me perdoe. Tenho tido amargura contigo. Quero ser amorosa e obediente!”.

Mas a mãe a empurrou de lado e zombou com desprezo, “Pare de choramingar – você está bêbada! Se mande! Você é uma bebê chorona religiosa”.

Aquela jovem é a única esperança que os pais têm! Ela tem de se levantar sozinha contra essa fortaleza satânica, e sozinha fazer a luta espiritual!

Ouvi a pouco a respeito de inúmeras esposas de pastores que estão sozinhas combatendo os ataques do Diabo contra seus maridos. São homens desanimados, desencorajados, à beira de deixar tudo e se afastarem de Deus e do seu chamado. Mas as esposas sabem que se não se levantarem contra o Diabo, os maridos estarão perdidos! Elas dizem, “Não que eu tenha só medo de ele se desviar e me deixar. É que não posso conceber a idéia de meu marido entristecer a Deus e afetar o rebanho”. Então elas se levantam como as únicas contra a invasão demoníaca sobre o lar!

O plano de Jônatas só tinha duas opções: “Se aquietar”, ou “Atacar!”. Não havia como recuar: “Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós outros; então, ficaremos onde estamos e não subiremos a eles. Porém se disserem: Subi a nós; então, subiremos” (I Samuel 14:9,10).

Vejo Jônatas sobre a rocha, agitando a espada e gritando, “Vocês aí! Filisteus incircuncisos! Em nome do Senhor vamos contra vocês!”. E zombando os filisteus respondendo, “Suba. Nós lhe mostramos!”.

Evidentemente os filisteus ignoraram Jônatas, pensando, “O quê um soldado pode fazer contra nós? Ele é inofensivo!”.

Eu gostaria de ter ouvido Jônatas orando na hora em que subia aquelas rochas ásperas: “Glória a Deus, a vitória é nossa! Chega de fugir! O inimigo ímpio vai cair diante da minha espada! Diabo algum do inferno pode destruir o meu pai, a minha família, o meu país! Ó Deus, lute por mim! Prosseguirei até a morte, se preciso for!”.

Amado, veja como uma pequena vitória lançou o inimigo em confusão e o levou à derrota total: “E os filisteus caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele. Sucedeu esta primeira derrota...Jônatas e o seu escudeiro mataram perto de vinte homens em cerca de meia jeira (acre) de terra...Houve grande espanto no arraial...tudo passou a ser um terror de Deus...a multidão se dissolvia, correndo uns para cá, outros para lá” (I Samuel 14:13-16).

Jônatas ganhou apenas uma vitória sobre cerca de 20 metros de área – vinte soldados mortos. Mas essa pequena batalha logo se irradiou para um poderoso triunfo!

Como é isso de um só homem de Deus, pleno de fé, pegar vinte soldados do Diabo, matá-los e enviar terror sobre os exércitos do inferno? Lembre-se: Jônatas não era nenhum tipo heróico cheio de músculos. Em verdade, nenhum dos vitoriosos de Deus alguma vez foi forte em si mesmo. Não, é o Espírito de Deus vindo sobre os homens que os torna ousados em dar o passo de fé para fazer a batalha! Jônatas escalando ousadamente as rochas é o retrato de todo homem ou mulher de Deus que introduz a presença de Jesus na luta espiritual!

O versículo 15 diz, “Houve grande espanto no arraial...a terra se estremeceu; e tudo passou a ser um terror de Deus”. O Diabo entrou em pânico! Havia três divisões de filisteus, e a notícia se espalhou como fogo: “Há um poderoso exército chegando!”. É isso que Deus está tentando nos dizer! “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos”- um homem que orou em fé porque confiava em Deus! Gideão era o menor dentre sua parentela, e seu exército consistia de 300 homens – mas Deus estava com ele! Se apenas nos conscientizássemos ou compreendêssemos a força poderosa em nós quando oramos, nós intercederíamos e iríamos à batalha em fé muito mais!

A espada de Jônatas se tornou rápida como um relâmpago e cheia de poder, pois o Espírito do Senhor estava sobre ele. E assim é com todo santo que declare guerra contra as fortalezas satânicas:

“PORQUE AS ARMAS DA NOSSA MILÍCIA NÃO SÃO CARNAIS E SIM PODEROSAS EM CRISTO, PARA DESTRUIR FORTALEZAS; ANULANDO NÓS, SOFISMAS, E TODA ALTIVEZ QUE SE LEVANTE CONTRA O CONHECIMENTO DE DEUS” (2 Coríntios 10:4-5).

A Bíblia diz que homens e mulheres iguais a você e a mim “por meio da fé, subjugaram reinos...extinguiram a violência do fogo...puseram em fuga exércitos de estrangeiros” (Hebreus 11:33-34). Temos esse mesmo poder à nossa disposição hoje! Podemos subjugar a luxúria através da fé e da oração, invocando a Deus! Extinguir a ira flamejante de Satanás! Podemos fechar a boca dos leões do nosso tempo! Amado, não somos nós que deveríamos tremer e nos confundir – não, é o Diabo e suas forças que devem tremer e ser lançados em total confusão! Deus pode facilmente confundir o arraial de Satanás. A prece eficaz e fervente de um santo provoca enorme confusão no meio dos poderes satânicos. Um santo em oração com o espírito e a fé de Jônatas pode colocar em completa confusão as hordas do inferno! Davi diz, “Sejam confundidos e cobertos de vexame os que buscam tirar-me a vida” (Salmo 35:4). As escrituras mostram que em toda instância Satanás treme, entra em pânico e se confunde quando Deus manifesta Sua presença. Jesus expulsou uma legião de demônios de um lunático, e eles pediram para serem enviados ao rebanho de porcos. Mas Satanás e suas hordas do mal ficaram tão confusos que correram para o lado errado! Em vez de fugirem ao deserto (“lugares secos”) levaram os porcos para o mar. Isso é confusão total, pânico absoluto!

Os cristãos têm a idéia errada de que o reino das trevas é um exército bem treinado e disciplinado, obediente ao seu mestre. Mas não é assim! Trata-se de um domínio de espíritos orgulhosos, cheios de vontade própria, fúria, desobediência, e plenos de arrogância! É um reino de confusão – e todo pecador vivo hoje tem parte nesse mesmo espírito de caos!

Quando ora, você está se levantando e resistindo ao Diabo com fé e intercessão? Está levando todo o inferno ao caos? O Diabo e seus demônios sabem que Deus lhe responderá. Por séculos eles têm tremido diante da resposta de Deus às orações do Seu povo. Eles não sabem quando ou como Deus atacará! O Diabo fica assustado, paranóico – ouve passos por atrás!

Assim foi quando Elias orou. Samaria tinha sido sitiada pelo exército sírio – mas no meio da noite o Senhor entrou no acampamento sírio e o pânico irrompeu:
“Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e de cavalos e o ruído dum grande exército...Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida” (2 Reis 7:6-7). Foi só o Senhor caminhar no arraial inimigo – e instantaneamente reinou pânico, confusão e terror!

Satanás traçou um plano contra você e sua família – e a única maneira para esse plano funcionar é você ser um desviado como Saul, e o Senhor não estar mais consigo. Mas se você for da turma de Jônatas e pleno de Jesus, nenhum destes planos prevalecerá!

Até os cristãos desviados tremem e entram em pânico quando na presença de alguém pleno do Senhor. Quando Samuel chegou a Belém, onde o povo havia caído na idolatria, “saíram-lhe ao encontro os anciãos da cidade, tremendo” (I Samuel 16:4). Quanto mais pânico e tremor atingirão Satanás quando chegarem o poder e a presença de Jesus?

Eu oro para que Deus remova todo o temor do seu coração, tal que você possa se levantar pela fé, e avançar contra as fortalezas que Satanás estabeleceu em sua família. Se o seu cônjuge não é salvo, isso é uma fortaleza – avance contra ela! Diga ousadamente, “Clamo pela salvação dele(a), em nome de Jesus!”.

O quê dá medo ao Diabo mais do que tudo, é o cristão perseverante - o cristão que volta dizendo: “Não desisto, não saio daqui. Fico em cima da Rocha até ver a vitória do meu Senhor!”.

Deus quer colocar ousadia santa em seu coração! Você não é só um membro da igreja – você é um guerreiro do Senhor Jesus Cristo! Você foi chamado para vestir a armadura de Deus e ficar firme contra a abordagem do inimigo.

Você quer se alistar na turma de Jônatas? Ao se juntar a esse grupo de crentes nestes últimos dias, simplesmente aceite a palavra de Deus. E então, “Firmai-vos, e vede o livramento do Senhor!”.

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor

Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

COPYRIGHT/LIMITAçõES à REPRODUçãO:
Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 2002 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 2002 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. é permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org/
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org/multilan.html


Copyright © 2002 - The Lorain County Free-Net Chapel
North Central Ohio, U.S.A.
TOPO DA PáGINA

O nosso webmaster está às ordens para comentários e sugestões.
Esta página foi atualizada pela última vez em:.

Por Que Tarda o Pleno Avivamento?/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declaração de Fé/ Estudo Bíblico
Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ índice dos Sermões em Português/ Pregações