Click here to go back to World Challenge Pulpit Series multilingual page

O Poder de Uma Vida Irrepreensível!
(The Power of a Blameless Life!)


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright


Por David Wilkerson
12 de julho de 1993
__________

"Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes" (I Tessalonicenses 2:10).

Eis uma afirmação muito forte para ser feita: convocar a Deus como testemunha de sua santidade! Mesmo assim, sem vacilar, Paulo jactou-se junto aos crentes em Tessalônica:

"Eu e os meus colaboradores vivemos de modo irrepreensível diante de vocês e de Deus. A nossa conduta foi reta e pura. Deus é testemunha do nosso procedimento santo - mas vocês também são testemunhas. Vocês viram que andamos de maneira santa e irrepreensível diante de Deus e dos homens!"

Paulo era um pregador eficiente. E ele conhecia o segredo de sua eficiência em levar as pessoas a Deus. Ele podia se apresentar ousadamente diante de todo ser vivente, de toda potestade, e testificar: "Vivo diariamente sob o olhar atento de um Deus santo. Ando sempre como se os Seus olhos santos estivessem sobre mim. E todos vocês são testemunhas da minha vida irrepreensível!"

O apóstolo desejava que todo crente tivesse o mesmo poder que ele tinha em levar as pessoas a Deus. E orava dia e noite que todos os filhos de Deus fossem confirmados santos e inculpáveis diante do Senhor: "Afim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus...na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos" (I Tessalon. 3: 13).

Quero compartilhar com você a descrição que Paulo faz de uma vida irrepreensível e do poder que uma vida deste tipo libera:


Paulo Explica Claramente o Que é Uma Vida Irrepreensível


Aqui está o procedimento que se exige de um crente santo, justo e irrepreensível, segundo Paulo.

1. Ser irrepreensível é não possuir nenhum tipo de engano. "Pois a nossa exortação não procede de engano..." (I Tess. 2:3). O cristão irrepreensível é aquele que não possui nenhum engano no coração!

Paulo disse: "Não fui um enganador, pregando uma coisa e vivendo outra. O meu procedimento foi um livro aberto!"

Ele contudo avisou os coríntios de que certos homens viriam declarando serem apóstolos. Disse: "Eles se vangloriam de serem como eu sou, sem culpa. Dizem: 'Sou apóstolo, designado por Deus...' [Mas] tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo" (2 Coríntios 11:13).

Paulo disse: "Não se consegue falsificar um caminhar irrepreensível.. A minha mensagem vai diretamente à consciência dos homens - porque vivo a verdade que prego!" (ver 4:2).

2. Ser irrepreensível é não tocar qualquer coisa impura. "...a nossa exortação não procede...de impureza" (I Tessalon. 2:3).

A ênfase de Paulo aqui é sobre a sensualidade, a lascívia. Ele diz: "Nem uma palavra impura saiu de minha boca. A minha conversa foi pura, proveniente de um coração puro"

Paulo tinha seu corpo sob controle. Nenhuma paixão carnal o impulsionava - nenhum espírito de cobiça ou de fornicação possuía a sua mente. Ele era um homem livre!

Mostre-me um ministro - ou um crente - que conte piadas sujas, que faça insinuações sensuais ou que tenha olhos caçadores, e lhe mostrarei alguém cujo coração não foi purificado!

Você pode se assentar na igreja achando que está adorando a Deus com um coração puro. Porém, se no seu trabalho uma torrente de conversa suja brota de você, ou se você até dá ouvidos à piadas sujas, então você está dando crédito à sujeira!

Deus diz: "Não aceito isto! Se você vai andar inculpável diante de Mim, é preciso que tenha ouvidos limpos, um coração limpo e uma língua limpa!"

3. Ser irrepreensível é não ter dolo. "A nossa exortação... (não) se baseia em dolo" (v.3).

O cristão sem dolo não é malandro, astucioso ou manipulador. Não possui pecado oculto ou atividades ocultas. Ele é totalmente honesto e aberto!

Contudo a igreja de hoje está cheia de manipuladores - tanto no púlpito quanto nos bancos! Estas pessoas trabalham para que as coisas sejam feitas à sua maneira; não através do poder ou da orientação do Espírito Santo, mas através da esperteza de suas mentes.

Paulo disse: "Eu não manipulei vocês para levá-los ao reino de Deus. Não usei palavras de esperteza e nem fiquei tentando mexer com as suas emoções. Dei-lhes o evangelho diretamente!"

Paulo nunca fez jogo de palavras; nunca usou psicologia para fazer com que as pessoas gostassem dele. Dá para imaginar o apóstolo Paulo andando no meio da congregação, abraçando as pessoas, passando um sorriso forçado, procurando ser admirado e aceito? Nunca!

Paulo disse: "...nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos" (I Tess. 2:7). Mas quando entrou o pecado, ele trouxe repreensão como um trovão caindo do céu! Não desejava e nem precisava da aprovação de ninguém, porém amava as pessoas de todo o coração.

"...nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos... também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros" (v. 5-6).

Paulo não buscava reconhecimento pessoal de ninguém. Antes, estava sempre consciente de que Deus o observava e de que Ele examinava suas motivações. Então, sempre se abstinha até mesmo de qualquer "aparência do mal" (I Tess. 5:22).. Vivia como se Jesus estivesse para voltar naquela hora!

Agora, com certeza, há muitos pecadores que poderiam satisfazer todos estes padrões de comportamento. Independentemente da corrupção desta geração, ainda há pessoas que não manipulam e nem são impulsionadas pela sensualidade. Possuem linguagem e moral limpas; não têm dolo e nem engano. Possuem força em sua moralidade, pois a sua bondade gera dignidade e firmeza de caráter. Estas pessoas com freqüência são exaltadas pelos demais.

Mas persiste o fato: estas pessoas não possuem poder com Deus!

Por exemplo, o jovem rico que foi até Jesus correspondia a estes padrões. Havia sido bom desde a juventude. E isto lhe granjeou o amor e o respeito da parte de Jesus.

Mas faltava algo. E este algo fez a diferença! Paulo disse: "Todas as qualidades boas na minha vida - todas estas características piedosas - estão baseadas em um propósito muito sólido em mim. É o que me guarda do pecado, da corrupção e do engano".

Amado, caso você não possua este mesmo propósito operando em tudo que diz e faz, jamais será irrepreensível diante de Deus e dos homens: "Afim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em (mim)" (2 Tess. 1:12).

Aqui está aquilo que motivava Paulo a viver uma vida sem culpa: ele se enciumava da glória e do nome de Jesus! Sabia que tudo precisava ser edificado sobre este alicerce - pois toda a bondade humana é como trapos de imundície!

Em verdade, é isto que caracteriza o andar irrepreensível: um desejo consumidor no sentido de honrar o nome de Jesus diante de todo homem! Os crentes deste tipo preferem a morte a fazer ou dizer algo que possa trazer repreensão do Senhor. Não são perfeitos - ainda lutam contra a carne - mas agora estão em busca da justiça de Cristo pela fé.

Talvez você já tenha dito ao Pai celestial: "Senhor, deposito aqui o meu pecado - abro mão de toda iniquidade e de toda sensualidade. Só o que desejo é andar de modo irrepreensível diante de Ti. Quero Te agradar, e trazer glória para o Teu nome".

Eis três coisas que você pode esperar que aconteçam em sua vida:


1. A Primeira Coisa Que Acontece Com Um Crente
Irrepreensível É Que Ele Ganha o Favor de Deus !


A noiva de Cantares de Salomão se consumia de amor pelo seu amado. E por isto, dizia: "...eu era aos seus olhos como aquela que acha paz" (Cantares 8:10).

Em verdade Deus promete um favorecimento maravilhoso ao crente irrepreensível: "...guarde os meus mandamentos...não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreva-as na tábua do teu coração e acharás graça (favor) e boa compreensão diante de Deus e dos homens" (Provérbios 3: 1-4).

Deus está dizendo: "Se você se dispuser a andar de modo irrepreensível diante de Mim, andará sob o Meu favor. Você será agradável para Comigo!"

Oh! a maior alegria que você pode ter como cristão é atravessar a vida sabendo que está sendo agradável a Deus! O Senhor não vai precisar esconder Sua face de você e nem derramar lágrimas por sua causa - porque você não traz vergonha e nem descrédito ao Seu santo nome. Antes, traz glória para Ele - e Ele se agrada!

Mas não é só isto. O favor de Deus também inclui poder! Paulo disse: "Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção" (I Tessal. 1:5). O favor de Deus traz o poder do Espírito Santo para tudo que você diz e faz. As suas palavras não vão cair simplesmente sobre o solo - porque terão o poder do Espírito Santo! (vide 2:1).

Paulo diz que as palavras ungidas pelo poder do Espírito Santo produzem grandes resultados: "...vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo" (I Tess. 1:6).

Por que as palavras de Paulo eram tão poderosas, tão eficientes? Porque, diz ele, "(nós) ...vos tornastes o modelo para todos os crentes..." (v. 7). Não foi a pregação ou só a oração de Paulo que ganhavam as pessoas para Cristo. Era a sua vida exemplar! Deus tinha em Paulo um coração limpo - um coração que Ele podia favorecer com o poder do Espírito Santo! O favor da parte de Deus também traz grande estima por parte dos homens. A respeito de Davi se diz: "...Davi se conduziu mais prudentemente do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era mui estimado" (I Sam. 18:30). "Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o Senhor pôs o seu temor [respeito] sobre todas aquelas gentes" (I Crônicas 14:17).

O homem que protege o nome de Jesus através de uma vida santa diante dos outros, ganha um bom nome diante destes - vindo do próprio Deus!

Já ouvi cristãos dizendo: "Não me preocupo com o meu nome. Não importa o que as pessoas pensem de mim. Quero ser um desconhecido, um ninguém. Quero que toda a glória seja de Deus"

Isto pode soar humilde - mas não é, segundo as Escrituras! A Bíblia diz: "Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro" (Prov. 22:1).

Uma boa reputação é uma moeda a ser gasta para a glória de Deus. Deve ser usada para causar impacto sobre as pessoas e sobre as nações. E Deus dá aos justos um bom nome para que o usem para glorificá-Lo de um modo ainda maior!


2. O Favor e as Bênçãos Que Deus Derrama Sobre Uma Vida Santa
Resulta em Um Poder Que Causa Distúrbios e Rejeição !


Quando você determina em seu coração andar sem culpa diante de Deus - entregando os pecados que lhe assediam, vivendo de um modo que agrade ao Senhor - você será temido e desprezado por aqueles que perderam o favor e a bênção de Deus. Os cristãos mornos ou que fazem concessões sentir-se-ão totalmente incomodados e rejeitados pela sua vida!

Isto é ilustrado de maneira viva em I Samuel:

"Saul temia a Davi, porque o Senhor era com este e se tinha retirado de Saul...Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois o Senhor era com ele. Então, vendo Saul que Davi lograva bom êxito, tinha medo dele" (I Samuel 18:12-15).

O procedimento irrepreensível de Davi incutiu medo no coração de Saul! Toda vez que Saul estava perto de Davi, ele se lembrava do tempo em que gozava do favor de Deus e da alta estima dos homens. Mas a desobediência, a inveja, o orgulho e a vontade própria haviam custado a Saul todo o poder que tinha da parte de Deus. E lhe roubaram o respeito da parte do povo.

Agora Saul estava face a face com um homem mais jovem - menos experiente, possivelmente menos eloqüente - mas em quem transparecia o poder e a integridade da santificação. Ele era puro de coração, cheio do Espírito Santo. E Saul teve medo dele!

Guarde isto: não era um canaão idólatra que estava com medo de Davi. Não; Saul era um homem que havia conhecido o poder do Espírito Santo! Havia sido mais do que Davi. E havia sido ungido por Deus. No passado fora um homem de poder, escolhido por Deus!

Tristemente, Saul representa hoje a igreja que faz concessões - aqueles cristãos que fizeram concessões e perderam a unção de Deus. É um tipo do crente que já foi cheio do Espírito Santo, batizado, esteve em chamas para Deus. Mas a desobediência, o orgulho e a luxúria roubaram tudo que ele no passado conhecia de Deus!

Bem, Davi estava simplesmente vivendo uma vida limpa - e Deus derramava o Seu favorecimento sobre ele! "Todo Israel e Judá amavam Davi, porquanto fazia saídas e entradas militares diante deles" (I Sam. 18:16). Davi andava diante do povo como defensor do nome santo de Deus. Lembravam-se de seu grito de guerra quando ele matou Golias: "Vou contra ti em nome do Senhor" (I Sam. 17:45).

Mas Saul não queria ficar perto de Davi! As Escrituras dizem: "Pelo que Saul o afastou de si" (18: 13). Ele ficou tão atormentado e invejoso pela intimidade de Davi para com Deus, que lançou uma lança contra ele. Saul até usou a sua própria filha desviada para tentar enganar a Davi. Ficou obcecado com a idéia de destrui-lo e ao seu bom nome!

Posso lhe dizer que não há nada que dê mais medo em um cristão que faz concessões do que uma vida santa irrepreensível! E quanto mais a sua vida se alinhar com a vontade de Deus e com a Sua santidade, mais repelente você vai ficar para os crentes desviados.

A maior oposição virá de dentro da igreja de Jesus Cristo - de pessoas concessivas que possuem pecados escondidos que não querem abandonar! Vão lhe chamar de legalista, desequilibrado, esquisito. Vão tentar desacreditá-lo, destruir o seu nome e o seu andar irrepreensível diante de Deus.

São cristãos que não andam mais sob o favor de Deus. Não possuem sobre eles o poder do Espírito. Suas palavras são como penas - sem peso, desprovidas de autoridade espiritual. Nada do que dizem produz qualquer impacto, pois perderam o poder e a presença de Jesus. E o caminhar santo que você apresenta, vai lhes incomodar e repelir!

Você não vai precisar dizer nada para eles. Simplesmente enxergarão o seu caminhar irrepreensível com o Senhor, e isto será como o dedo acusador do profeta, apontando para seus corações. E terão medo, inveja e ódio de você!

Você pode dizer: "Não experimento esta rejeição. A minha igreja é cheia de santos que me estimam muito e ficam ao meu lado. Será porque não estou vivendo uma vida irrepreensível?"

Não - provavelmente é porque você está no meio de outros crentes irrepreensíveis! Mas volte para a sua igreja antiga e morta - e diga-lhes como Jesus se tornou real para você. Espere até eles descobrirem que você não fica sentado na frente da TV poluindo a sua alma...que você não entra em conversas sujas...que você ama ir a todos os cultos - que você ora, adora e se encharca da palavra de Deus.

Eles irão lhe comprimentar com a mão do "adeus"! Serão repelidos devido a você, vão lhe desprezar. E quando você for embora olharão um para o outro, com conhecimento de causa, e dirão: "Puxa, acho que ele se foi prá valer. Que fanático! Ele não é legal: é muito espaçoso"

"...vos expulsarem da sua companhia..." (Lucas 6:22). Por que? Porque a sua vida convenceu-os a respeito de algo que já possuíram - e que agora perderam!

Paulo experimentou este tipo de rejeição devido ao seu andar sem concessões, com Deus. Ele escreveu para Timóteo: "...todos os da Ásia me abandonaram" (2 Tim. 1: 15). Da prisão, ele escreveu aos colossenses dizendo que podia dar só dois ou três nomes que eram um conforto para ele; "...os quais são os únicos...que cooperam ...comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo" (Coloss. 4:11). E em outra carta para Timóteo escreveu: "...ninguém foi a meu favor...todos me abandonaram..." (2 Tim. 4: 16).

Eu lhe pergunto: você quer pagar este tipo de preço para ter o favor de Deus em sua vida?

No entanto, se realmente você escolher viver uma vida irrepreensível, até os ímpios lhe terão alta estima. Vão apontar a sua vida e dizer: "É assim que os cristãos deveriam ser!"

E igualmente, aqueles verdadeiramente justos dentro da igreja se juntarão a você. Vão dizer: "Gosto de ficar perto de ti. Tens alguma coisa de reconfortador e de restaurador. Deus está contigo!"


3. Finalmente, Deus Favorece O Crente Irrepreensível Com o Poder de
Se Concentrar na Coisa Certa !


Assim que você ingressa em um caminhar irrepreensível com o Senhor - passando a viver acima de acusações, santo e inculpável - o Espírito Santo lhe concede aquilo que chamo de "poder de se concentrar na coisa certa!"

A vida irrepreensível de Paulo o levou à capacidade de se concentrar espiritualmente na coisa certa, do jeito que Deus deseja a todos os membros do Seu corpo. Em uma carta para os Tessalonicenses, Paulo faz uma das declarações mais poderosas de todos os seus escritos:

"Porque, agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor" (I Tessalon. 3:8).

Sabe o que Paulo está dizendo? Ele proclama: "Ganho a minha alegria, a minha vida, as minhas maiores bênçãos ao ver vocês crescendo em Cristo!"

Houve uma época em que se me perguntassem a respeito de em que me concentraria espiritualmente, eu teria respondido: "Eu tenho vida real, ganho a minha alegria real, quando ando em vitória. Quando sei que estou vivendo uma vida de triunfo, permanecendo no Senhor, então fico feliz. Alegro-me em saber que não estou em pecado!"

Mas não é isto que Paulo disse. Veja, ele já havia passado toda esta fase. Ele não vivia se concentrando em algum pecado ou em algum problema.

Mesmo assim, a maioria dos cristãos hoje gasta toda a sua vida, como salvos, concentrada nos seus próprios pecados. Muitos ficam combatendo a luxúria, a perversão, a fornicação ou o vício durante anos! Têm a vitória em todas as áreas da vida, com exceção de uma ou duas. E são literalmente consumidos por estas poucas áreas que sobram!

São aleijados espirituais - sem poder, cheios de culpa, e vivem como escravos do pecado. E reduziram o foco de sua atenção à uma questão, à uma preocupação: "Como é que vou ficar livre disto um dia?"

Estes cristãos tiram a sua maior alegria e a sua maior paz das vitórias em seu caminhar pessoal. Mas não têm visão para a Igreja, para os que se perdem ou para os propósitos eternos de Jesus Cristo!

Paulo disse que "se esforça(va) sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus" (Coloss. 4:12). Ele não estava intercedendo por si próprio ou por suas necessidades. Ele dizia: "Esforço-me dia e noite em orações por vocês. Desejo que se apresentem inteiros à vontade de Deus!"

Prezado santo: a vitória integral é sua se a quiser realmente! Deus efetivamente deseja que você finalmente fique livre; livre para viver para os outros, para ministrar para os outros, para ajudar os outros a serem irrepreensíveis, para se alegrar pela obra do Espírito em todo o corpo de Cristo, e não apenas em você!

Paulo acreditava que uma vida irrepreensível muda o centro de atenção da pessoa: invés de ficar sempre olhando para dentro de si, passa a olhar para as necessidades da igreja de Cristo e do mundo.

Eu lhe pergunto: quando está sentado na igreja e vê alguém a quem já testemunhou, você consegue se alegrar por ver a vitória entrando naquela vida? Toda a sua alegria se concentra naquela alma perdida? Naquela pessoa idosa que está sofrendo? Em Cuba, na China, na Mongólia?

Deus nos concedeu a plenitude no sacrifício do Seu Filho, para que possamos dizer: "Pela graça, Deus colocou o Seu temor em meu coração. Deixei todas as minhas iniquidades: estou irrepreensível diante do Senhor. Deus é minha testemunha!"

Uma coisa destas é possível - para todo crente! Paulo podia dizer: "O pecado não tem mais domínio sobre mim - abandonei todo peso, todo pecado que assedia. Morri para este mundo, e morro a cada dia para a carne".

E é por isto que ele não passava o tempo choramingando pelos pecados. Eles todos foram deixados! Ele podia agora gemer pelos irmãos que se perdiam. E ele gemia para que Cristo prevalecesse na Sua igreja!

"Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não são vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!" (I Tessalonicenses 2:19-20).

Deus não pretende que você gaste o resto da vida lutando contra a perversão, contra o vício, o adultério ou contra um pecado oculto. Não: Ele deseja que você fixe os olhos em Jesus! Quer que você diga: "Senhor, vou tirar os olhos das minhas próprias necessidades e vou orar pelos outros - apesar de não estar ainda onde quero estar!"

A vitória vai chegar quando você começar a se dar pelos outros - intercedendo pelos outros crentes, e alcançando os que se perdem!


Uma Vida Irrepreensível É Possível -
Mas Você Precisa Desejá-la Com
Tudo Que Há Em Você !


Primeiro, você precisa enfrentar a totalidade da sua condição:

"Se continuar nos meus caminhos de pecado, vou ficar cada vez mais fraco e sem poder. Não vou mais gozar do favor Deus - não vou ser agradável a Ele. E nunca vou ganhar a capacidade de me concentrar no essencial, capacidade que Ele deseja me dar. Vou acabar como Saul - morto por dentro, cheio de ódio e de inveja. Entrarei na eternidade gritando: 'Deus não está mais comigo!'"

Você precisa chegar a este ponto de honestidade diante de Deus! Clamei para Ele: "Senhor, envie a Tua palavra! Convença-me e me cure! Mostre como me afastar de todo pecado!" E Deus me enviou Sua palavra: "Eis, agora, o dia da salvação; não dando nós nenhum motivo de escândalo em cousa alguma, para que o ministério não seja censurado" (2 Coríntios 6: 2-3).

Deus diz: "Você pode se libertar já - não precisa esperar!" Quando Ele mandou Israel se santificar antes da batalha, eles não precisaram esperar uma semana, um mês ou um ano para ficarem limpos diante dEle. Precisaram começar na hora, no mesmo dia!

"Não dando nós nenhum motivo de escândalo em cousa alguma, para que o ministério não seja censurado" (versículo 3). Deixe eu lhe perguntar: você está envolvido em alguma coisa que possa trazer descrédito ao nome de Jesus? Será que você pode falar como Paulo: "Também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens?" (Atos 24:16).

Determine que o seu coração seja irrepreensível já - hoje! Deseje isto com tudo que há em você. Logo descobrirá o favor de Deus sobre sua vida. As suas palavras e as suas ações terão impacto sobre os outros, com o poder do Espírito Santo. E se verá totalmente concentrado em Jesus e nos Seus desejos.

Eis o viver irrepreensível! Aleluia!

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright


Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor


COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:

Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 1999 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 1999 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org

Copyright © 1999 - The Lorain County Free-Net Chapel
North Central Ohio, U.S.A.


TOPO DA PÁGINA

O nosso webmaster está às ordens para comentários e sugestões.
Esta página foi atualizada pela última vez em: 2 de agosto de 1999.

Por Que Tarda o Pleno Avivamento?/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declaração de Fé/ Estudo Bíblico/
Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ Pregações