Click here to go back to World Challenge Pulpit Series multilingual page

Você É Um Cristão Misericordioso?
(Are You a Merciful Christian?)


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

Por David Wilkerson
2 dezembro 1996
__________

"Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filho do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoais e sereis perdoados" (Luc. 6: 35-37).

Você provavelmente se lembra da história de Sodoma e Gomorra em Gênesis. Dois anjos, na forma de homens, chegaram até as portas de Sodoma. Muito provavelmente eles se vestiam como qualquer pessoa comum.

O sobrinho de Abraão, Ló, assentava-se junto aos portões da cidade, possivelmente ocupando alguma posição oficial. (Ele talvez fosse um dos anciãos da cidade, que recepcionavam os visitantes). Quando Ló avistou os dois estranhos, ele os saudou - talvez ciente em seu espírito quanto a algo sobrenatural no aspecto deles.

Quando os anjos contaram a Ló que eles iriam dormir na rua naquela noite, ele ficou horrorizado. As Escrituras informam que Ló era um homem justo, que vivia em uma cidade corrupta cheia de bandos de homossexuais - homens lascivos, estupradores e violentos que saiam em busca de presas. A alma de Ló era afligida por todo o mal indescritível que ele via em Sodoma. Dia e noite a sociedade havia se tornado consistentemente mais vil. Eventualmente os pecados de Sodoma alcançaram os céus - e agora Deus havia enviado os dois anjos para monitorar a cidade.

Ló imediatamente os convidou para ficarem em sua casa como convidados, naquela noite. Ele foi tão persistente que os anjos concordaram em ir com ele para o seu lar. Então Ló os recebeu em sua casa e os alimentou.

Contudo,antes que os anjos pudessem se recolher à noite, uma turba barulhenta e feroz de homens homossexuais se reuniu na rua. Eles cercaram a casa de Ló e deram pancadas na porta gritando: "Traga aqueles homens para fora! Dêem-nos para que possamos os conhecer" - querendo dizer: "Mande-os para fora para que possamos ter relações sexuais com eles."

Que cena inacreditável e horrorosa! Esses homens violentos tencionavam currar os dois visitantes estrangeiros. Ló ficou tão desesperado que fez algo inconcebível: ele ofereceu as suas duas filhas à multidão! Ele lhes disse: "Vou lhes enviar as minhas filhas em vez daqueles homens. Façam com elas o que quiserem" . Sendo eu o pai de duas filhas, não consigo compreender a ação de Ló. Isso simplesmente funde a minha cabeça!

Depois que Ló se recusou a ceder os dois homens, os sodomitas o empurraram para o lado e tentaram derrubar a porta. Os anjos, sem dúvida usando de força sobrenatural, puxaram Ló para dentro de casa e trancaram a porta atrás deles. Á estas alturas, eles já haviam visto o suficiente; eles sabiam que teriam de agir.

Primeiro, eles lançaram cegueira sobre a multidão. Eis o poder de cegueira da lascívia: mesmo após haverem sido cegados, os sodomitas cambaleando ainda tentaram achar a porta da casa de Ló. Eles estavam sob julgamento e nem sabiam disto!

A seguir, os anjos levaram Ló para um lado e lhe disseram: "Destruiremos esta cidade pela manhã. O clamor da perversão soou muito alto aos ouvidos do Senhor! Então, vá avisar os seus genros de que todos vocês necessitam abandonar a cidade. Ao chegar a madrugada você e sua família precisam fugir. Não poderemos fazer nada enquanto vocês não se forem!".

De manhã cedo, Ló tentou despertar os seus genros. Mas a Bíblia diz que estes o desprezaram. Provavelmente riram-se dele, viraram para o lado e voltaram a dormir. Então, os anjos disseram a Ló: "Partam já! Leve a sua esposa e filhas e fujam da cidade. Corram e não olhem para trás!".

Ló, porém, foi ficando. Por alguma razão, ele não se permitia partir. Apesar de tudo que ele havia visto e ouvido em Sodoma, apesar dos avisos dos anjos, ele hesitou. De repente, os anjos agarram a ele e a sua família pelas mãos e literalmente os puxaram para fora de Sodoma. Os anjos avisaram: " O julgamento vem chegando. Fujam para as montanhas - já!".

Permita que lhe pergunte: por que razão Deus enviou anjos para resgatar a Ló e à sua família? Sabemos que, ao final, Ló e suas filhas salvaram-se longe de Sodoma, mas seus dois genros e sua esposa foram destruídos. Por que Ló foi salvo? Por que Deus enviou anjos para literalmente arrancar este homem da destruição?

Será que foi devido à moralidade de Ló? Teria sido porque Deus havia visto algo de excepcional nele? Não! A resposta é muito simples:

"...sendo-lhe o Senhor misericordioso... o tiraram, e o puseram fora da cidade" (Gen. 19:16).

Deus estava sendo misericordioso para com ele!

Vejo Ló como sendo um tipo de crente remanescente nestes últimos dias, que vive em uma sociedade corrompida que está prestes a ser julgada. Neste exato instante este país está maduro para a destruição; na realidade a nossa nação já está sob julgamento. E Ló representa a igreja justa remanescente no meio dela, pois a Bíblia chama Ló de homem justo (v. 2 Ped. 2:6-8).

Contudo, se a igreja de Deus hoje é justa, isso é apenas devido ao sangue de Jesus Cristo, e não devido à qualquer bondade ou moralidade que o Senhor tenha visto em nós. Foi apenas a partir de Sua pura misericórdia, que Ele chegou a nós e nos arrastou para fora do julgamento - mesmo quando hesitávamos em abandonar os nossos pecados!

Pense nisto: quando você foi salvo, o Espírito de Deus o tomou pelas mãos, literalmente o puxou para fora do pecado, e o estabeleceu fora do alcance da corrupção e da rebeldia.. Ele o carregou para fora do julgamento, para fora de Sodoma. E talvez você não tenha partido por sua própria vontade; talvez Ele tenha tido de levá-lo, como fez com Ló.


É Somente Pela Misericórdia
De Deus Que O Seu Povo Está Sendo
Guardado Nos Dias De Hoje!


Vemos os pecados da nossa sociedade acumulando-se até os céus: a sensualidade, a imoralidade e o mal estão progressivamente mais ousados. Por que é que nós não somos engolidos por eles? Por que não fomos aniquilados pelo desmoronamento moral?

Pode-se comentar sobre a perversão de Sodoma - mas você leu os jornais ultimamente? Vou compartilhar os itens do que eu li recentemente em um só dia, no N.Y City’s Daily News:

No mesmo dia, as seguintes notícias apareceram no jornal N.Y. Post:

À esta altura, tive de parar a leitura. Então veio à minha mente: Gênesis nunca sugere que havia desmembramento de corpos em Sodoma e Gomorra. Inexistem registros quanto à venda de bebês, de chacinas, de abortos. Tanto quanto saibamos, eles não apresentavam nenhuma destas coisas. E Sodoma também não possuía TV ou cinema para glorificar a violência. Eles não possuíam uma indústria de cinema para glorificar o sexo.

Porém, desde o tempo de Sodoma, o pecado teve milhares de anos para amadurecer e se tornar mais selvagem, vil, mal, pervertido. Na realidade, a Bíblia diz que o pecado se tornará progressivamente pior. E nesta geração - que é muito mais violenta, sanguinária e perversa do que Sodoma e Gomorra - a única razão pela qual somos capazes de ir à casa de Deus é a sempiterna misericórdia de Jesus Cristo! A misericórdia literalmente nos arrancou para fora do julgamento, separando-nos da corrompida vida que levávamos - mesmo quando nós hesitamos e fomos permanecendo ali, não desejando abandonar os nossos pecados e prazeres!

Aqui na Igreja de Times Square, há muitas pessoas as quais Deus trouxe do alcoolismo, da prostituição, do vício das drogas, do adultério. Eles sabem que Ele não os arrastou aqui devido a algo de bom que possuíam, mas simplesmente porque Ele foi misericordioso:

"...sendo-lhe o Senhor misericordioso, ...o tiraram, e o puseram fora da cidade" (Gen. 19:16).

Visualize Ló a salvo sobre uma montanha, observando Sodoma a queimar lá embaixo. Sem dúvida ele sofria pela perda da esposa e de seus genros. E agora a cidade inteira ruía em chamas diante dos seus próprios olhos, juntamente com os seus milhares de habitantes.

Você imagina o que Ló deve ter pensado ao observar as fumegantes cinzas daquela cidade? Talvez ele tenha pensado: "Por que poupar a mim, Senhor? Por que milhares jazem carbonizados, reduzidos à cinzas,enquanto eu permaneço seguro e a salvo? Por que o Senhor me poupou?"

Talvez você tenha feito a mesma pergunta: "Por que eu, Senhor? Por que não estou eu caído na rua semimorto? Por que não sou eu uma destas milhões de almas perdidas que amaldiçoam o nome de Jesus, que vivem bêbados e sem esperança, que são possuídos pelo demônio? Por que o Senhor salvou todas estas pessoas que estão em torno de mim aqui na igreja? Por que não estão eles em algum bar se entorpecendo, ou caídos num quarto solitário enlouquecidos pelas drogas?"

Eu lhes digo, é tudo devido à misericórdia absoluta de Deus! O Senhor, sendo misericordioso para conosco, nos recolheu e colocou fora desta sociedade amaldiçoada. Todos merecíamos ser consumidos - mas Ele teve misericórdia de nós!


É Impossível Ler A História
Dos Feitos De Deus Com Israe Sem
Que Se Surpreenda Quanto A Quão
Misericordioso Ele Foi Para Com Eles


Em Deuteronômio 4, Moisés preveniu Israel que nos "últimos dias" eles poderiam corromper-se, construindo ídolos e praticando o mal que provocaria a ira de Deus. E que se assim eles fizessem, Deus os puniria, os dispersaria e entregaria à idolatria.

Israel afastou-se do Senhor vez após vez, desviando-se continuamente. Porém o Senhor nunca desistiu deste povo. Ele lhe demonstrou misericórdia após misericórdia, buscando-o vez após outra com amor e compaixão:

"De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiveres em angústia, e todas estas cousas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o Senhor, teu Deus, e lhe atenderes a voz, então, o Senhor, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais" (Deut. 4:29-31).

Que quadro surpreendente: Deus permaneceu com Israel mesmo tendo este provocado-O à ira. Ele os alimentou, os vestiu e andou com eles através do deserto todos aqueles anos. Esta é a misericórdia absoluta de Deus!

Quantas vezes você já falhou com o Senhor? De quanto em quanto tempo você tem maus pensamentos, coisas as quais você nem imaginava ser capaz de pensar? Quantas vezes você disse coisas ofensivas a outros? Quantas vezes você praticou algo incompatível com Jesus e entristeceu o Espírito Santo? Quantas vezes a sua desobediência trouxe sobre a sua cabeça todos os tipos de tribulação, tristeza e sofrimento?

No entanto, bem na ocasião em que você merecia ser punido - ser exposto à vergonha pública, porque você pecou contrariamente ao amor de Deus - Ele, em vez disto, lhe abraçou e mostrou misericórdia. Ele não lhe abandonou e nem destruiu. Ele se compadeceu de você. E Ele colocou dentro de seu coração, retornar e obedecê-lO!

Espero que ao ler esta mensagem, você não esteja presunçosamente dizendo: "Isto não é para mim." Eu lhe exorto: remova de sua mente qualquer pensamento de que alguma vez você tenha merecido a misericórdia de Deus! Nenhum de nós merece estar aonde estamos hoje. Nenhum recebeu misericórdia devido a qualquer bondade pessoal. Não! Em lugar disto, declaramos com o salmista: "porque mui grande é a sua misericórdia para conosco..." (Salmo 117:2). "Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade" (86:15).

Pergunto a cada um que lê esta mensagem: você se conscientiza de que Deus tem sido misericordioso e bondoso para você? Ele tem sido lento em se irar a respeito dos seus pecados e falhas?

Isto traz outra questão: você, por sua vez, é um cristão misericordioso e bondoso para com os outros?

"Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai" (Luc. 6:36).

"...o justo, porém, se compadece e dá" (Salmo 37:21).

Aqui na Igreja de Times Square, estabelecemos uma corrente de oração por trinta dias, vinte e quatro horas por dia, com centenas de pessoas clamando a Deus dia e noite. Estamos pedindo ao Senhor que Ele nos ajude a alcançar os perdidos, que nos mostre como exortar os corrompidos e desviados.

Porém no meio desta corrente de oração, o Espírito Santo começou a trabalhar comigo - e eu fiquei imaginando se as nossas orações estavam tendo a ênfase correta. Talvez devêssemos estar orando por nós mesmos; afinal de contas, por que haveria Deus de enviar novos convertidos para o nosso meio, se não estávamos preparados para receber com bondade, misericórdia e graça, estas pessoas tão necessitadas? Não deveríamos nós estarmos orando a respeito da nossa falta de misericórdia e bondade para com os outros cristãos? Será que não deveríamos já estar sabendo que Deus não nos daria um amor maior pelas almas perdidas, enquanto não fôssemos como Ele - plenos de compaixão, graça, longanimidade, abundantes de misericórdia?

Eu podia ver cristãos récem-salvos chegando à igreja, sem o aspecto de serem muito santos ou santificados: garotas com saias curtas, rapazes usando rastafari. Impossível não pensar: "Quantos santos sem misericórdia verão estes jovens e lhes dirão: ‘Cortem os cabelos antes de virem a próxima vez’ ou, ‘Coloque um vestido decente’?"

Lembro-me quando eu era um jovem evangelista, pregando em uma cruzada diante de 5.000 pessoas em Los Angeles. Pelo menos, 2.000 daquelas pessoas eram cristãos hippies. Haviam acabado de nascer de novo, e foram resgatados da cultura hippie. Muitos daqueles jovens jaziam esparramados diante de mim, sobre o chão, descalços e usando cabelos compridos e roupas esfarrapadas.

Eu estava bem vestido aquela noite, com um blazer azul e uma gravata vistosa, calças bôca-de-sino do último tipo e sapatos brilhando. Quando cheguei ao palco, comecei a me zangar com aqueles garotos. Disse: "Há alguns de vocês que estão com um aspecto horroroso. Vistam roupas decentes e cortem os cabelos antes de voltarem aqui amanhã à noite!"

Após a reunião, nos bastidores, encontrei-me com um grupo daqueles jovens cristãos hippies e cabeludos. Um deles correu os seus dedos pela vistosa gola do meu paletó, dizendo: "Que belo terno." Aí, olhou-me e disse: "Irmão Davi, não conseguimos ver Jesus nesta noite." "Por que não?" perguntei. Ele respondeu: "As tuas roupas se colocaram no meio." Eu havia achado que eles estavam muito mal vestidos - e eles consideraram-me excessivamente bem vestido!

Aqueles rapazes não estavam brincando comigo. Foram sinceros. Eles choravam ao me dizer: "Cremos que és um homem de Deus. Mas há um detalhe que não estás captando." Sei agora que era misericórdia o que me estava faltando. Nunca mais me zanguei com relação a isso outra vez. Deus me ensinou uma lição dura - lição que eu oro que permaneça para sempre no meu coração.


"Porque O Juízo É Sem Misericórdia
Para Com Aquele Que Não Usou De
Misericórdia. A Misericórdia Triunfa
Sobre O Juízo" (Tiago 2:13).


Muitos cristãos acham que é suficiente serem puros e santificados. Achamos que este seja o ponto número um -- e que tudo o que temos de fazer é abster-nos do mal, sair do mundo e permanecermos limpos. Desde que não fumemos, bebamos, forniquemos ou cometamos adultério, achamos que somos puros.

Ninguém tem pregado mensagens mais fortes quanto à santidade e pureza nestes anos,do que eu. Mas de acordo com Tiago, a pureza é meramente a primeira parte do assunto:

"Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia" (Tiago 3:17).

Sim, primeiro precisamos ser limpos. Mas a misericórdia, a graça e a bondade precisam seguir-se!

Você pode possuir o coração mais puro da sua igreja - você pode ser imaculado - e contudo, mesmo assim ser grosseiro, duro, desprovido de afabilidade! É uma terrível vergonha para o corpo de Cristo que as pessoas nas ruas possam ser mais bondosas e dóceis do que muitos na igreja. Ouvi uma senhora cristã dizer ao seu marido: " Meu bem, eu não lhe peço muito. Simplesmente me trate de maneira tão educada como você trata os seus amigos. Por favor, fale comigo da mesma maneira que você fala com eles. Permita que eu seja igual àquelas pessoas com as quais você se envolve, fora de nosso lar." Que vergonha - que uma esposa tenha de chegar ao ponto de pedir isto ao seu marido cristão!

Algumas das pessoas mais briguentas, provocadoras de discussões, cáusticas e de espírito mesquinho, são aquelas que se afirmam serem crentes cheios do Espírito. Muitas destas pessoas são dizimistas fiéis; nunca perdem um culto; são incorruptíveis pelo mundo. Mas elas são parciais, mostrando misericórdia e bondade apenas aqueles que são bons para com elas. Não há suavidade ou graciosidade no que se refere a elas. Prefeririam destruir e crucificar um irmão ou irmã com mexericos e calúnias, do que exercitar a misericórdia. Você detesta ficar perto deles - porque sabe que farão picadinho de você!

Vou lhes dizer qual eu acredito ser a causa de toda maldade e ausência de misericórdia na casa de Deus: os cristãos que não mostram misericórdia, que são condenatórios, que agem e falam de maneira maldosa, jamais compreenderam ou avaliaram a misericórdia de Deus para com eles próprios.

Alguns cristãos são ásperos e não perdoadores porque nunca entenderam o quão próximo um dia estiveram de serem condenados. Eles nunca levaram em consideração a excessiva pecaminosidade dos seus próprios pecados; não consideraram em profundidade a sua dívida de pecado, atreladas à graça de Deus que se extendeu até eles. Nunca entenderam o quão verdadeiramente imundos e feios eram os seus pecados -- e o quanto de graça e de misericórdia eles necessitavam!

Jesus contou uma parábola a respeito de um servo ao qual foi perdoada grande dívida. Este homem encontrou graça e misericórdia da parte de seu superior. Mas ele recebeu esta graça e misericórdia como algo obrigatório. Imediatamente após haver sido perdoado, ele saiu e começou a estrangular um homem que lhe devia uma quantia pequena, insignificante, requerendo: "Pague o que me deves!". Quando o devedor lhe solicitou misericórdia , ele a recusou e fez com que o devedor fosse preso.

Por que era esse homem tão condenador? Por que lhe faltava misericórdia? É porque ele não considerou a sua própria falta de valor! Ele não entendeu o quão sem esperança estava, o quão excessivamente pecaminoso era o seu próprio pecado. Ele não avaliou o perigo no qual esteve - o quão próximo da morte ele chegou - antes de a misericórdia lhe ter sido mostrada. Na verdade, quando o seu superior descobriu o que o ingrato havia feito com o outro devedor, ele o lançou na prisão para o resto da vida.

Enquanto eu estava trabalhando nesta mensagem, o Senhor me fez parar e disse: "Davi, esqueça a sua mensagem agora mesmo. Quero falar com você a respeito de seu espírito acusador, da sua falta de misericórdia."

Pensei: "Eu, Senhor? Sou um dos pregadores mais misericordiosos deste país." Mas Ele iniciou uma revisão de todas as coisas que eu havia dito a jovens pastores - coisas que eu havia deixado escapar de maneira abrupta. A seguir, Ele me lembrou de toda a minha insensibilidade diante de pessoas com as quais eu havia falhado, pessoas de quem eu havia desistido.

Este episódio me aniquilou de maneira absoluta. Chorei diante do Senhor. Quando Lhe perguntei como poderia ter ocorrido isto, Ele respondeu: "Você esqueceu o que fiz por você, a incrível misericórdia que Eu tive de lhe mostrar. Quantas vezes eu lhe desenterrei de algo que lhe poderia ter destruído? Você não estaria aqui sem a minha misericórdia!"

Amado, é preciso olhar para a cova que você cavoucou para a sua própria vida - a cova aonde você estaria, sem a misericórdia de Deus - antes de poder oferecer misericórdia para outra pessoa. Só então você poderá dizer: "Oh Deus, eu sei o que fizestes por mim. E Tu podes fazer o mesmo pelo meu amigo que está em pecado. Houve uma época em que eu estava tão corrupto, aos Teus olhos, quanto ele. Não julgo o meu amigo, porque Tu tivestes misericórdia de mim!".

É neste ponto que você precisa começar! Você, em seu coração, é suficientemente honesto para admitir - eu não sou o mais bondoso dos cristãos? Não demonstro misericórdia como deveria; tenho pavio curto, e uma língua afiada; sou levado a julgar as pessoas muito rapidamente e desistir delas mui facilmente. Não sou bondoso como deveria ser."

Prezado santo, esta mensagem não significa uma zanga ou repreensão a você. Em vez disso, creio possuir uma palavra de esperança para consigo. Quero lhe explicar porque você ainda pode não ter atingido esta posição -- porque você acha tão difícil ser o cristão bondoso, suave e misericordioso que você quer ser.

Encontramos a chave no Salmo 119. O salmista faz aqui uma declaração poderosa:

"Venha, pois, a tua bondade consolar-me, segundo a palavra que deste ao teu servo" (Salmo 119:76).

O sentido aqui é: "Ó Senhor, a tua palavra me diz que devo ser confortado pelo conhecimento de que és misericordioso e cheio de compaixão por mim. Permita que eu receba conforto a partir desta grande verdade!".

Se você procurar as palavras "misericordioso" e "misericórdia" em uma concordância bíblica, encontrará centenas de referências. A Palavra de Deus nos cobre de numerosas promessas de Sua maravilhosa graça, amorável bondade e compaixão. Ele deseja incutir em nós que Ele é misericordioso, longânimo, lento em se irar quanto às nossas falhas, fraquezas e tentações.

Todas as promessas de misericórdia da parte de Deus são dadas para o nosso conforto em nossos sofrimentos. Ao falharmos com Deus, achamos que Ele está com raiva de nós, pronto para nos condenar. Mas em vez disto, Ele quer que saibamos: "Cuidarei de você. Simplesmente arrependa-se. Não estou com raiva de você. Sou misericordioso, cheio de graça e amor por você. Receba conforto a partir disto!". Quão reconfortante é saber que a Sua misericórdia jamais nos será retirada. Quão reconfortante é saber que quando pecamos ou caimos, a Sua misericórdia e o Seu amor por nós crescem ainda mais.

Contudo, a menos que recebamos conforto da misericórdia que Deus nos mostra, não estaremos na posição de dar misericórdia que ofereça conforto para os outros. Somente quando experimentarmos a misericórdia absoluta da parte de Deus, é que ela fluirá para todos em torno de nós. Tornamo-nos pessoas misericordiosas porque estamos vivendo, nós mesmos, na misericórdia de Deus!


Quero Mostrar-lhe Uma Importante
Verdade Que O Espírito Santo
Deseja Que Você Saiba !


Cada vez que você mostrar misericórdia -- cada vez que você for bondoso e afável para com outro crente -- você estará dando conforto.

Um homem de nossa igreja parou-me após o culto, recentemente. Disse: "Irmão Wilkerson, vou lhe dizer porque eu freqüento esta igreja. Minha mãe faleceu há poucos dias. Ela tinha noventa anos. Nos últimos quatro anos ela ficou presa à cama, e eu cuidei dela."

"Na igreja que eu costumava freqüentar, eu precisava sair cedo do culto todos os domingos para poder cuidar dela. Depois de um período, o pastor se cansou disto. Na frente da congregação inteira ele me disse: ‘ Se o senhor for sair, saia agora, antes de começar a pregar.’"

"Aqui, na Igreja de Times Square, ninguém jamais me disse uma palavra por eu sair cedo. Isto parece uma coisa pequena, mas para mim é algo grande. Eu não precisei ficar explicando para todo mundo aqui que eu ia para casa, cuidar de minha mãe."

Eis aonde a misericórdia precisa ser demonstrada: nas coisas comuns, do dia a dia. Ás vezes a misericórdia poderá ser simplesmente um sorriso,ou um braço em torno do ombro de alguém. Ela poderá ser simples quanto um olhar de simpatia, ou uma palavra a alguém que esteja sofrendo.

Mas você jamais poderá oferecer misericórdia, se estiver constantemente pensando: "Deus deve estar zangado comigo. Vou cair novamente - sei disto. Eu sou assim mesmo!". Você não pode se alegrar na graça e no amor de Deus, caso você sempre ache que está a um passo do inferno.

Como oferecer conforto para os outros, quando você mesmo ainda não aprendeu como sacar conforto a partir da misericórdia de Deus para com você?

"...para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus ... se somos confortados, é também para o vosso conforto" (2 Cor. 1:4,6)

Eis a razão primária pela qual tantos cristãos não são misericordiosos: é porque eles nunca foram confortados pela misericórdia de Deus em relação a eles. Não sabem como descansar na misericórdia dEle. Ouviram que Deus é misericordioso, e esperam que Ele o seja para com eles -- mas eles não têm certeza disto. Não possuem paz confortadora!

Mas os cristãos misericordiosos são os confortadores do Senhor. E eles podem demonstrar e proclamar misericórdia e amorável bondade, porque têm experimentado o incrível conforto da misericórdia de Deus para com eles.

Quando estou diante de alguém que tenha falhado, cujo passado seja vil e depravado, e a minha carne pode querer repreender ou rejeitá-lo, me lembro o quão misericordioso Deus tem sido comigo -- e como tem me confortado com o Seu amor e compaixão, quando preciso deles. E de repente me lembro: Jesus veio buscar o que se havia perdido. A Sua misericórdia se extende a todos. Nada, e ninguém , é impossível para com Deus.

Então, o meu coração se amolece. Posso olhar para aquele pecador e dizer para mim mesmo: " Senhor, eu nunca fui melhor do que ele. Aos teus olhos, eu era tão repulsivo quanto ele. Tu me perdoastes. Ajude-me a perdoá-lo!". Posso, agora, agir como um confortador, oferecendo amor e compaixão terna -- porque a partir do conforto pelo qual tenho sido confortado, sou capacitado para confortar aqueles que também precisam dele.

Cristão, você não está precisando de repreensão ou de surra. Você só precisa buscar a Palavra de Deus, e crer em tudo que Ele disse a respeito de Sua misericórdia por você. E aí, aquiete a sua alma agitada apropriando-se dela - e você transbordará esta misericórdia para com os outros!

 

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor


COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:

Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 1999 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 1999 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org

Copyright © 1999 - The Lorain County Free-Net Chapel
North Central Ohio, U.S.A.


TOPO DA PÁGINA

O nosso webmaster está às ordens para comentários e sugestões.
Esta página foi atualizada pela última vez em: 5 fevereiro 1999.

Por Que Tarda o Pleno Avivamento?/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declaração de Fé/ Estudo Bíblico/ Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ Pregações