Click here to go back to World Challenge Pulpit Series multilingual page

Incapacitado pelo Pecado!
(Incapacitated by Sin!)


Arquivo do Texto SimplesÍndice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

Por David Wilkerson
13 de julho de 1998


Incapacitado - que palavra assustadora! Quer dizer "privado de capacidade ou poder para realizar; tornado inadequado, inútil; desqualificado".

Segundo a palavra de Deus, o pecado é o grande incapacitador. Afeta ministros e leigos igualmente - lhes roubando todo o seu poder, sua utililidade, tornando-os áridos e vazios, e removendo toda a habilidade para cumprir os propósitos eternos de Cristo.

Quando o profeta Isaías previu a vinda de Cristo e do Seu reino, ele esboçou como seriam os verdadeiros ministros de Cristo. Ao fazê-lo, definiu o ministério destes últimos dias. Ele diz, basicamente: "Quero que conheçam as marcas do verdadeiro povo de Deus - dos que estarão ministrando imediatamente antes que o Príncipe da paz venha para reinar!".

Isaías começa com essas palavras: "Eis aí está que reinará um Rei com justiça" (Isaías 32:1). E então o profeta acrescenta: "E será que aquele Varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande rocha em terra sedenta" (v. 2).

Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que "aquele Varão" que Isaías descreve aqui é todo crente que confia em Cristo. Eu discordo. Nenhum ser humano tem a possibilidade de ser todas essas coisas - um escudo protetor, a satisfação para a sequidão da alma, uma sombra valorosa, uma "grande rocha". Não importa o quão santo ou consagrado possa ser um crente, ele não pode ser todas essas coisas para todas as pessoas, todas as vezes.

É claro para mim que Isaías está falando de Cristo. E Isaías continua para nos dizer que um verdadeiro servo de Deus pregará a total suficiência de Cristo! Em verdade, tal crente se tranca com Jesus, confiando que o Senhor fará com que sua alma seja um jardim bem agüado. Ele vive em silenciosa confiança, em repouso e paz de espírito. E testifica: "Desejo muito a sua sombra (do meu amado), e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor" (Cantares 2:3-4).

Esse genuíno servo de Deus não tem nenhuma "tempestade" lhe esquentando a cabeça por causa do pecado. Pelo contrário, confia plenamente no Espírito Santo para lhe mortificar os pecados, e assim seu espírito é livre como um pássaro. Ele não tem temores ou preocupações, pois tudo é transparente entre ele e o Senhor. E agora há um cântico em seu coração - pois Cristo é o seu deleite!

Ainda mais: esse servo sabe que ninguém pode lhe prejudicar - pois ele se agarra à segurança e às consolações da promessa de Deus em defender o justo. Nenhuma arma levantada contra ele prosperará - pois o próprio Deus se levanta contra toda língua que vá contra o servo. Deus é a sua defesa na terra arrasada!

Agora, Isaías aponta duas marcas distintas do justo. Primeiro, ele tem discernimento - e segundo, ele conhece a voz de Deus distintamente: "Os olhos dos que vêem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos" (Isaías 32:3).

Vemos um exemplo disso no primeiro encontro de Jesus com Natanael. Quando Cristo viu Natanael vindo em Sua direção, exclamou: "Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!" (João 1:47). Em outras palavras, "Vejam, irmãos - eis aí um homem que não é hipócrita. Nele não há engano, não há imoralidade. É um vaso limpo!".

E aí Jesus se volta a Natanael e diz: "Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem" (verso 51). O discurso grego aqui provém de uma raíz que sugere "repetidamente". Em outras palavras, Jesus estava dizendo a Natanael: "Deus te abrirá contínuas revelações; Ele revelará os céus para ti repetidamente!".

Igualmente, amado, Deus faz tal aliança com todo ministro do evangelho cuja vida esteja acima de repreensão, sem pecado oculto ou segredos negros. Tal servo recebe um contínuo fluir da revelação da glória de Deus. E tal servo age como oráculo de Deus - continuamente recebendo uma palavra renovada dos céus!

Muitas vezes fico surpreso pelo frescor das ungidas palavras que ouço nesses dias, de um grande número de jovens pastores desconhecidos. Recebemos muitos tapes de pregações feitas em todo o país, e ocasionalmente um tape contém tal mensagem. Quando ouço este tipo de visão pura de Cristo, eu às vezes ligo para o ministro que a pregou e peço mais tapes.

Se os tapes dele provam que ele é consistente em sua visão e mensagem - e discirno que os céus se abrem a ele repetidamente - muitas vezes sou movido a convidá-lo a pregar em nossa igreja de Times Square. Em verdade, foi assim que conseguimos o nosso pastor associado, Carter Conlon.

Tais servos são diretos e simples em seu caminhar com Deus, e suas vidas são um livro aberto.  São dedicados às esposas e filhos. E não trazem a mínima idéia de ambição. Pelo contrário, com muita felicidade pastoreiam suas pequenas igrejas, gastando muitas de suas horas a sós em oração.

Tais homens não desperdiçam tempo em jogos ou passa-tempos bobos. Eles não jogam fora suas horas assistindo TV, navegando pela internet ou se ligando a esportes. Sua simples presença é plena do Espírito de Deus. E revelações de Cristo fluem deles como rios de vida!

A nossa igreja também tem em sua equipe presbíteros piedosos. Muitas vezes quando ouço esses homens ensinando, balanço a cabeça surpreso, e me pergunto: "Aonde foi que esses servos conseguiram revelações tão incríveis da glória, do poder e da suficiência de Cristo?. Eles não fizeram cursos teológicos; contudo, estão ensinando torrentes puras e santas de revelação!".

Como Natanael, são servos em quem não há dolo, segredos, pecado oculto. Logo, podem ver, ouvir e discernir a voz de Deus para eles. Não são enganados - e assim recohecem claramente o bater do coração do Senhor!

Eu lhe expus a descrição que Isaías faz dos ministros piedosos dos últimos dias. Agora vamos ver o que Isaías diz sobre o servo de Deus incapacitado - o que se torna inútil ao rebanho de Cristo por albergar um pecado que lhe assedia. Uma pessoa assim é marcada por estas tres características:


1. Perda do Discernimento.


O servo incapacitado tem os "olhos espirituais" ofuscados. Ainda que Isaías estivesse profetizando nesse capítulo sobre o  bem que chega aos ministros quando o Senhor os desperta, tais homens aos quais ele se dirigia ainda estavam surdos e cegos às coisas de Deus.

Mateus nos diz: "Se...os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Mat. 6:23). As escrituras mostram de modo simples: pecados escondidos são "obras das trevas". E sabemos da palavra de Deus que a luz não tem comunhão com as trevas. A luz de Deus não irá operar nas câmaras enegrecidas do pecado oculto.

Pedro nos diz que Cristo "...pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes..." (I Pedro 3:19-20). Foi a desobediência que lançou essas almas numa prisão de trevas. Igualmente hoje, todo ato de desobediência voluntária faz com que a luz de discernimento dentro de nós se enegreça. Com o passar do tempo a nossa percepção da verdade torna-se distorcida, e o nosso "céu aberto" fica nublado.

O Senhor sofre imensamente quando o pecado oculto traz escuridão gritante sobre nossa alma. E nada Lhe faz sofrer mais do que a nossa resistência e rejeição a Seus avisos, e ao convencimento que nos produz. Veja esses casos trágicos, descritos nessas duas cartas que recebemos:

Essa mulher diz que pediu o divórcio pois ela não conhece mais o homem com quem se casara. Ele agora anda em trevas - alimentando a alma com a escória dos infernos! Lembro-me desse pastor sendo um maravilhoso servo de Deus. Mas hoje, após anos de entrega à lascívia, ele se divorciou da esposa, casou-se com uma mulher corrupta - e está envolvido profundamente com ocultismo. Mas ele justifica tudo! Ao pensar nele agora, lembro-me da advertência de Isaías: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridão luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" (Isaías 5:20).

O apóstolo Paulo faz uma declaração terrível direcionada aos que andam "na vaidade dos seus próprios pensamentos" (Efésios 4:17). Essas pessoas justificam o pecado, e deixam de buscar libertação dele. Paulo diz o seguinte sobre eles: "Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração" (verso 18).

Como se tornaram tão tenebrosos e cegos?  Acontece que caíram sob a cegueira judicial que vem sobre todos os que se entregam ao pecado: "Os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza" (verso 19).

Não há nada mais triste e doloroso que um ministro que tenha sido cegado por Deus - um homem com medo de mencionar pecado, porque está amarrado ao seu próprio; que chama o bem de mal e o mal de bem; que esteja cego aos tempos; que prega nada senão uma graça permissiva.

John Owen, o escritor Puritano, detalha o trágico resultado: "O homem sob o poder de uma cobiça prevalente, está sob falsa segurança, não discerne os tempos de perigo, e não desempenha seu dever de vigia".


2. Surdez à
Voz de Deus.


Isaías fielmente profetizou a Israel que "os ouvidos dos que ouvem" um dia seriam abertos. Mas tristemente, os seus ouvintes haviam trancado os ouvidos à voz de Deus. Eles queriam conservar seus pecados favoritos!

"...chamei, e não respondestes, falei, e não atendestes; mas fizestes o que é mau perante mim e escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer. Pelo que assim, diz o Senhor Deus: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; os meus servos beberão, mas  vós tereis sede; os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis; os meus servos cantarão por terem o coração alegre, mas vós gritareis pela tristeza do vosso coração e uivareis pela angústia de espírito. Deixareis o vosso nome aos meus eleitos por maldição, o Senhor Deus vos matará e a seus servos chamará por outro nome" (Isaías 65: 12-15).

Como é trágico se recusar a ouvir os avisos amorosos do Espírito Santo. Sempre que fechamos os nossos ouvidos à ordem de Deus para que mortifiquemos nossos pecados da carne, somos condenados a experimentar todo tipo de sofrimento e dor.

Por favor entenda - não estou falando do servo de Deus que é vencido por um pecado que ele odeia. Nem estou falando do crente que não descansará enquanto o Espírito Santo não o libertar. Concordo de coração com John Owen, que escreve: "Nunca na história do homem Deus se afastou de um homem supreendido pelo pecado, que clama contra esse pecado dia e noite, que não ficou em paz com este pecado".

Pelo contrário, falo do crente que aprendeu a amar seu pecado - que recostou a cabeça no regaço de uma Dalila. Tal pessoa cauterizou a consciência. E então agora, toda vez que tenta falar a palavra de Deus, o faz enganando.

Conheço muitos pastores que são assim. Eles cobrem o altar com lágrimas, chorando e gemendo - mas contiuam enganando suas esposas. Deus avisa: "Não aceito lágrimas do hipócrita. Primeiro páre a traição de adultério!" (v.Malaquias 2:15).

O servo que continua nos caminhos do pecado irá realmente ouvir vozes - mas nenhuma dessas vozes será de Deus. Antes, tal pessoa será entregue a infortúnios: "Assim eu lhes escolherei o infortúnio e farei vir sobre eles o que eles temem; porque clamei, e ninguém respondeu, falei, e não escutaram; mas fizeram o que era mau perante mim e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer" (Isaías 66:4).

Coisa terrível é quando Deus não fala mais!  Saul se viu nessa situação dolorosa e terrível. Eis aqui um homem antes talentoso e guiado pelo Espírito - que acabou totalmente cortado da voz de Deus. As escrituras dizem que nos últimos dias de Saul, ele "...foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos...nem por profetas" (I Samuel 28:5-6).

Ao longo dos anos, tenho recebido em meu escritório evangelistas que no passado foram poderosamente usados por Deus. Você provavelmente conhece a maioria deles por nome. Mas ao reencontrá-los em seus últimos anos, eram homens caídos - controlados por cobiças que os controlavam!

Esses homens sentaram-se diante de mim com expressões vazias - conchas vazias com a palavra "Ichabod" escrita na testa: "A glória de Deus se afastou!". O que havia acontecido com eles? Aconteceu isso: eles passaram os últimos anos se espreguiçando na frente da televisão - e assim durante anos não receberam uma palavra nova de Deus. Eles não eram capazes sequer de pregar uma mensagem antiga. E quando estavam comigo, não conseguiam nem mesmo oferecer uma oração.

Jeremias fala destes homens: "Mas não atenderam, não inclinaram os ouvidos; antes, endureceram a cerviz, para não me ouvirem, para não receberem disciplina" (Jer. 17:23). "...endureceram a cerviz, para não ouvirem as minhas palavras" (Jer. 19:15).


3. Distorção da Verdade.


Isaías fala de Cristo curando o gago (v. Isaías 33:19). A palavra em hebraico para "gago" nesta passagem quer dizer "de expressão vocal defeituosa". Essa é a voz de incerteza e hesitação - a voz que diz palavras desprovidas de poder ou de qualquer timbre da verdade.

Ouça as solenes palavras do profeta sobre esse assunto: "Porque o louco fala loucamente, e o seu coração obra o que é iníqüo, para usar de impiedade..." (Isaías 32:6). Em hebraico a palavra "loucamente" aqui significa "estupidez, crime malévolo". Vem da palavra  "nabal", significando "bobalhão, tolo".

Isaías está dizendo: "Só um homem ímpio e tolo tenta entregar a palavra de Deus estando se entregando ao pecado. As suas palavras saem inteiramente como estupidez!". Um homem assim age "para proferir mentiras contra o Senhor, para deixar o faminto na ânsia da sua fome e fazer com que o sedento venha a ter falta de bebida" (mesmo verso). O seu próprio erro acaba por desviar outros!

Sofro com centenas de cartas que recebemos de cristãos do país todo que dizem: "Sinto um nó no estômago só de pensar em ir à igreja. Os sermões do pastor são muito superficiais e não preenchem. Nada que eu ouço me desafia ou me estimula à santidade". Por que é assim? É porque a palavra que o pastor prega não é verdade ungida!

Estou convencido de que um pecado em particular, mais do que qualquer outro, causa uma distorção tão escandalosa da verdade. É o pecado da incredulidade. E esse pecado está crescente em muitos ministérios hoje em dia.

Deus chama o pecado da incredulidade de "voltar para o Egito":  "Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro...mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor!" (31:1). "Ai dos filhos rebeldes...que executam planos que não procedem de mim...Que descem ao Egito sem me consultar..." (30:1-2).

Isaías ficou atônito vendo muitos líderes de Israel montando cavalos, e galopando ao Egito para tentar receber aconselhamento sobre a política nacional e segurança. Estes eram os mesmos homens que disseram ao profeta que não tinham tempo para buscar o Senhor ou consultá-Lo. Mas Deus não deixou passar os atos deles. Ele chamou isso de rebelião - e declarou infortúnio sobre eles.

Hoje, nada mudou. Multidões de cristãos atravessam o país assistindo cursos e convenções com a mentalidade do "voltar para o Egito". Estão entrando em rede, criando estratégias, copiando métodos do mundo, recebendo conselhos inspirados na carne. Resumindo, estão procurando qualquer novidade que os possa entusiasmar.

Mas o servo de oração que confia inteiramente em Deus, sabe que não tem tempo para conceitos egípcios. O único lugar para onde ele corre é o seu lugar secreto (de oração). E é lá que ele recebe  os seus conselhos - de joelhos!


Agora Quero Lhe Dar
As Boas Novas !


O Senhor nos deu um exemplo maravilhoso do Seu poder para reavivar e curar servos cegos e surdos. O exemplo é encontrado no livro de Ageu.

O Senhor enviou dois homens na missão de reconstruir o templo derrubado de Jerusalém. Esses dois homens eram Zorobabel e o sumo sacerdote, Josué - dois líderes piedosos que obedeciam o Senhor, e cumpriam a obra com zelo e fidelidade. Mas primeiro eles tinham que lutar contra oposição cerrada. Grupos de judeus idólatras, apóstatas -  e de samaritanos invejosos se opuseram ao trabalho, tentando tudo para impedi-lo. Finalmente, tais grupos conseguiram que Ciro se manifestasse contra a missão destes dois homens. Após isso, Zorobabel e Josué se desgastaram com a luta - com a oposição, as calúnias e as injustiças. Então, pelos próximos dezesseis anos, a obra de Deus parou.

No entanto Zorobabel e Josué nunca receberam mandado de Deus para se recolherem. A Bíblia não registra nenhum édito de Ciro verdadeiramente revogando a permissão para reconstruir. Então o trabalho deles não deveria ter parado um minuto. O fato é o seguinte: Deus ainda tinha todo o poder necessário para ajudá-los a ir adiante.

No entanto, avisos verbais de Ciro deram a Zorobabel e a Josué uma desculpa para interromper o trabalho. E logo concentraram a energia em seu próprio conforto pessoal. Eles só pensaram em cuidar de si próprios
- casas, terras, famílias, carreiras. Foi quando suspenderam todo o ministério sacrificial. Eles acharam que não precisavam mais carregar uma cruz, ou suportar o jugo do Senhor.

Nessas horas, Satanás sempre surge providenciando uma teologia pervertida para sustentar uma vida de concessões. A doutrina nesse caso foi: "Ainda não chegou a hora de Deus. A palavra de Ciro deixou claro. O Senhor nos fará conhecer a hora certa para construir. Enquanto isso, vamos construir nossos imóveis. Precisamos gostar da nossa religião!".

Simplificando, o povo de Israel - incluindo esses dois homens piedosos - foi culpado de estrondosa incredulidade. Perderam toda a confiança em Deus para dirigi-los e sustentá-los!

Vejo o mesmo espírito de incredulidade em ação hoje. Pastores têm me dito mui sem rodeios, "Estou contando os dias para me aposentar. Chega de gente! Não quero mais coisas com eles. Assim que chegar o dia da minha aposentadoria, saio daqui!".

Não! Que essa nunca seja a atitude de um real servo de Deus! O Espírito Santo é um Espírito de estímulo e animação - e se você está vivendo e ministrando no Espírito, quanto mais velho ficar e quanto mais ministrar, mais forte se tornará o tempo todo. A obra do Senhor deveria se tornar mais estimulante para você a cada ano que passa!

Contudo Zorobabel e Josué ficaram cada vez mais surdos e cegos. Tornaram-se inaptos pelo pecado, servos incapacitados que buscavam unicamente os próprios interesses. Sem questionar, Deus se entristeceu e desagradou com eles. Mas ainda não havia terminado com esses homens!

Igualmente, amado, você pode se ver encaixado na descrição que Isaías dá sobre o servo incapacitado. Você pode estar atormentado por um pecado assediador que não solta as garras de sua vida. Mas Deus vê o seu coração - e se você tem pelo menos um sopro de lamentação ainda em si, Deus pode lhe reavivar, e restaurar tudo que o gafanhoto devorou. Ele não terminou com você. Em verdade, os seus melhores dias podem estar à frente!


Se Você Quer Ser Reavivado,
Restaurado e Liberto, Deus
Lhe Enviará Um Aviso Final
- Casado à Uma Promessa !


Graças a Deus pelo profeta Ageu. Cá está um homem de Deus vivendo em vitória - alguém com a mente de Deus, que anda na graça, e tem os céus abertos para si. Ele entra em cena e dá essa advertência a Zorobabel e a
Josué: "Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas (estucadas), enquanto essa casa permanece em ruínas? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado" (Ageu 1: 4-5).

Isso era um chamado para parar de se concentrar em si próprio - não apenas conforto próprio, mas também desespero próprio. Ageu está dizendo: "Esqueça o passado! Está na hora de despertar desta letargia. A despeito de todo o seu pecado, Deus quer que você reassuma a sua obra de onde a parou. Agora, levante o seu material de trabalho e ganhe novamente confiança no Senhor. Volte para o lugar secreto de oração - volte a confiar em Deus para lhe livrar do pecado. Breve você ouvirá a Sua voz outra vez!".

As escrituras dizem: "O Senhor despertou o espírito de Zorobabel...e o espírito de Josué...e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus" (versículo 14). Então Deus lhes deu essa promessa: "Considerai...desde este dia em diante...desde este dia, vos abençoarei" (2: 18-19).

Zorobabel e Josué estavam novamente andando em fé e em retidão. E agora o profeta traz a eles o melhor: Deus vai derrubar o obstáculo que quase os destruiu! "Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele colocará a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela!" (Zacarias 4:7).

Querido santo, isso é o que está relacionado à provação que você enfrenta no momento. Deus vai despertar o seu coração mais uma vez - e você verá a conclusão do seu chamado! O Espírito Santo destruirá todas as fortalezas instaladas em sua vida - não pela sua força, mas através da dEle. Então você findará o curso e o rumo que Deus pôs à sua frente. E, como Zacarias, você o completará gritando: "Graça, graça! Deus foi misericordioso e fiel para mim!".

Você terá a Sua unção diariamente, até o seu último suspiro. E sairá com a coroa de justiça sobre sua cabeça!

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor

Arquivo do Texto SimplesÍndice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:
Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 2002 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 2002 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org/
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org/multilan.html


Copyright © 2002 - The Lorain County Free-Net Chapel
North Central Ohio, U.S.A.
TOPO DA PÁGINA

O nosso webmaster está às ordens para comentários e sugestões.
Esta página foi atualizada pela última vez em: 30 de dezembro de 2003.

Por Que Tarda o Pleno Avivamento?/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declaração de Fé/ Estudo Bíblico
Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ Índice dos Sermões em Português/ Pregações