Click here to go back to World Challenge Pulpit Series multilingual page

Tentando o Senhor!
(Tempting the Lord!)


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

Por David Wilkerson
19 de abril de 1999
__________

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo."

"Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as cousas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se."

"E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador".

"Estas cousas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (1 Coríntios 10:1-12)

Quem eram as pessoas que Paulo descreve nesta passagem - os milhares que "caíram em um dia", as multidões que foram mortas por serpentes, e as outras que foram "destruídas pelo exterminador"? Todos esses não eram moabitas, cananeus, filisteus ou qualquer outro dos povos pagãos que rodeavam Israel. Não, Paulo está falando aqui de crentes - do povo escolhido por Deus!

Esta gente havia presenciado milagres incríveis. Fora alimentada espiritualmente por meios sobrenaturais. Beberam água espiritual de uma rocha que Paulo diz ser o próprio Cristo. Foram bem instruídos e cuidados. Contudo, diz Paulo, muitas destas mesmas pessoas foram consumidas pelo fogo da ira de Deus e destruídas por serpentes.

Diz-no o apóstolo no versículo 5 que esses israelitas desagradaram tanto a Deus, que Ele os "lançou" no deserto. A palavra hebraica usada aqui quer dizer "Ele lançou-os fora, espalhando-os pelo chão como se fossem poeira."

O que isto quer dizer? Era o Senhor dizendo a Israel: "Eu não aceito isto de vocês! Se vocês fossem inocentes - se vocês não tivessem sido bem ensinados, ou se não tivessem recebido alimento espiritual da Minha mão, ou não tivessem visto a evidência da Minha glória - então Eu me ocuparia de vocês. Mas apesar de tantas bênçãos que de Mim receberam, vocês preferiram as concupiscências e os ídolos. Por isso vou espalhar vocês. Vou bani-los totalmente das minhas mãos!"

Por que iria acontecer isto? Por que trataria o Senhor o Seu próprio povo de maneira tão severa depois de haver-lhe provido com tantos benefícios?

Segundo Paulo, 23.000 dos israelitas morreram como resultado de sua fornicação e idolatria. Outros foram exterminados por causa de sua murmuração e queixas. Finalmente, outros foram mortos por picadas de serpentes venenosas. O que teria feito este último grupo para merecer tal morte? Paulo nos diz com muita clareza no vers. 9: Eles tentaram Cristo! "Nem tentemos Cristo como alguns deles o tentaram..." (vers. 9)

Podemos entender porque Deus tratou de maneira tão severa os fornicadores, os idólatras e os murmuradores. Mas eu quero enfocar o pecado particular de tentar Cristo. O que quis Paulo dizer quando falou que nós "tentamos o Senhor"?

O apóstolo, aqui, refere-se a um episódio de Êxodo 17. Os israelitas tinham acabado de experimentar o milagre do maná - uma massa branca e fina contendo todo os nutrientes de que necessitavam para manterem-se. Esta "coisa pequena e redonda" aparecia no chão, no meio deles a cada dia. O povo nada fizera para ganhar ou merecer este alimento sobrenatural; o Senhor alimentou-os unicamente pela Sua graça. Tudo o que eles tinham que fazer era apanhá-lo do chão.

Mas agora aconteceu de não terem água. Haviam chegado a um lugar chamado Mara, onde a água era amarga demais para se beber. De novo estavam em crise, diante de uma nova provação. Deus havia satisfeito sua fome mas não sua sede!

Imediatamente, o povo começou a contender com seu guia, Moisés. Acusaram-no de ser um mentiroso desalmado que os tinha levado para o deserto a fim de destruí-los. Falaram até em apedrejá-lo.


Os Israelistas Não Sabiam - Mas Estavam Sendo Testados!


Você pode se perguntar - por que Deus põe sempre seu povo à prova? Por que nos acontece de ter que passar por uma provação após outra? E por que estas provações parecem crescer em força e intensidade?

As provas que Deus fez cair sobre Israel de fato se intensificaram. Cada vez que o povo não aprendia a lição da primeira vez, o Senhor mandava uma nova prova ainda maior. E se não aprendiam com ela, mandava outra mais forte ainda. Agora eles haviam falhado em não confiar em Deus no episódio das águas de Mara - o que significava que uma prova de fé bem maior lhes aguardava!

Ao ler a passagem de Paulo hoje, muitos de nós pensam: "Deus estava tentando moldar o caráter dos israelitas. Ele queria eliminar aquelas coisas que não Lhe agradavam - expor suas fraquezas, assim eles poderiam se tornar mais semelhantes a Cristo."

É verdade. Contudo isto era só uma parte do que Deus estava fazendo em Israel. Não percebemos que Deus tem tantas outras intenções por trás de cada situação de crise em que Ele nos coloca. Amiúde Ele faz isto porque quer nos fazer conhecer coisas importantes a Seu respeito!

Pense nisto: a Bíblia diz que somos o povo escolhido de Deus, reis e sacerdotes para Ele. Tal como fez o Seu povo da Antiga Aliança, nós nos regalamos com Seu maná, que é a Sua palavra. Bebemos da mesma Rocha, que é Cristo. E desfrutamos de melhores promessas e de uma melhor aliança. Fomos libertados da escravidão, tendo atravessado o nosso próprio Mar Vermelho. E vimos como Deus destruiu os poderes satânicos que nos dominavam.

Contudo, tal como Israel, também duvidamos de Deus, murmurando e reclamando contra Ele, apesar de todas as bênçãos que dEle recebemos. Voltamo-nos para ídolos e concupiscências. E tentamo-Lo, tal como fizeram os israelitas. Em suma, não aprendemos a lição.


Tal como Israel, Muitos Crentes Hoje Terminam
Em Situações de Muito Sofrimento e Provações


Hoje, muitas vezes o Senhor nos leva a um lugar como Mara, onde as águas da vida são amargas. E uma vez lá, nós também nos deparamos com uma sede não satisfeita, reclamações e sérias dúvidas.

Você pode protestar: "Não - você não pode me comparar com aqueles israelitas idólatras e fornicadores! O próprio Moisés disse que eles tinham o coração duro - um povo soberbo e infiel. Eu não sou desse jeito. Eu amo o Senhor. Você não pode dizer que sou como eles!"

Mas os pobres israelitas não admitiam estas coisas em relação a si próprios. Não se davam conta do que havia em seus corações, até que veio seu tempo de privações. E acho que isto também vale para o povo de Deus de hoje. O profeta Jeremias escreve: "Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9).

Lembre-se: este povo é o mesmo que mais tarde tremeria diante do Senhor no Monte Sinai depois de ouvir Seus mandamentos. Eles responderiam prontamente: "Tudo o que Deus disse, nós faremos. Obedeceremos cada mandamento!"

E os israelitas estavam sendo sinceros quando disseram cada uma destas palavras. Estavam cheios do temor de Deus, e convencidos de que não deixariam de honrar Sua palavra. Mas não tinham idéia do que estava em seus corações. Na verdade, estavam espiritualmente falidos!

Veja que Israel vivia da experiência de seus pastor e mestre, Moisés. Eles não tinham uma fé própria. E quando Deus retirou Moisés do meio deles, dentro de quarenta dias eles caíram na apostasia!

O mesmo acontece hoje com muitos cristãos. Quando ouvem a palavra de Deus sendo pregada, eles prontamente se comprometem a obedecê-la de todo coração. Mas na verdade estão vivendo baseados na experiência de outrem. Nutrem-se de gravações, de seminários, das revelações de seus pastores - mas não têm a sua própria experiência profunda com Cristo.

Amado, você não pode receber a verdadeira revelação de Deus de outra pessoa. Um pregador poderá lhe estimular e inspirar e, você poderá aprender a recitar preceitos bíblicos. Mas até que você tenha sua própria experiência com Jesus e que desenvolva uma vivência com Ele, você não poderá conhecê-Lo. Sua palavra tem que penetrar em seu coração, até que se torne uma experiência viva!

Os discípulos tampouco tinham idéia do que estava em seus corações - mas Jesus tinha. E levou-os a um lugar de privação que fez tudo aflorar. Disse aos doze que entrassem no barco e se lançassem ao mar, sabendo muito bem que a tempestade iria logo envolvê-los.

Acontece que estes homens acreditavam ser confiantes seguidores do Senhor. Afinal, eles tinham visto milhares de pessoas serem alimentadas com um punhado de peixes e alguns pães. Por isso, quando entraram no barco provavelmente pensaram que nunca mais voltariam a duvidar de Jesus.

Mas uma coisa é presenciar o poder de fazer milagres na vida de seu pastor, e outra muito diferente é experimentá-lo na sua própria vida. Assim que os ventos começaram a soprar e as ondas a subir, a provação dos discípulos chegou. Logo o barco se encheu de água e os homens a jogavam fora tão depressa quanto podiam. Passados alguns minutos, contudo, já sentiam que o barco ía afundar.

Ouça o que emergiu dos corações daqueles homens no instante da provação: "Senhor, não vos incomoda que estejamos morrendo? Estamos afundando! Socorrei-nos, Jesus. Sois Deus ou não? Não ligais para nós?"

Os próprios discípulos de Jesus O estavam tentando! Na verdade, disseram quase as mesmas palavras que os israelitas tinham dito a Moisés: "...porque tentaram ao Senhor dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não?" (Êxodo 17:7).

Jesus, porém, sabia muito bem o que estava fazendo. Poderia ter ordenado aos ventos e às ondas que cessassem muito antes. Tal poder esteve sempre presente nEle. Mas em vez disto, permitiu que Seus discípulos fossem testados -- literalmente numa situação de vida ou morte!


O que Significa
Tentar o Senhor?


Tentar o Senhor começa quando Deus permite que determinada crise seja intensificada em nossa vida. Por que é que Ele faz isto? Ele está a procura de quê? Nosso Senhor permite que isto aconteça de sorte a tocar nas mais profundas raízes de nossa incredulidade. Seu Espírito entra em todos os compartimentos do nosso coração, procurando as coisas mais abomináveis -- orgulho, auto-suficiência e tudo o mais que impede Sua plenitude em nós.

Escreve o salmista a propósito do pecado de Israel: "Provocaram o Senhor em seus corações..." (Salmo 78:18). O sentido desta frase em hebraico indica que os israelitas foram "testados além de toda resistência possível". Isto quer dizer que não lhes restavam meios humanos para prover-se a si mesmos. E quando chegaram àquele lugar, pensavam que Deus os tinha abandonado, que havia ficado em silêncio e se posto fora do alcance da visão deles.

Em suma, este é o significado de tentar Deus. Acontece quando aqueles por Ele escolhidos e abençoados são colocados no fogo da provação - e sua crise se torna mais intensa, até que o medo se apodera do coração, e de repente gritam: "Senhor, onde estás? Onde está o meu livramento? Por que não entras em ação? Estás comigo ou não?"

É impossível para o não salvo tentar o Senhor. Tal pessoa não reconhece Deus em qualquer área de sua vida. Para ela, tudo o que acontece é por sorte ou azar. Somente aqueles que estão mais próximos dEle podem tentá-Lo - aqueles que viram Seu poder, provaram Sua misericórdia e Sua graça e foram chamados a andar pela fé.

Até mesmo o íntegro João Batista enfrentou o tipo de provação que pode levar a tentar Deus. Lá sentado na prisão, ele deve ter se perguntado onde, no seu caso, Deus estava. Tinham lhe falado de todas as maravilhas que Jesus estava fazendo - curando, fazendo milagres, atraindo as multidões que antes se congregavam em torno de João. E agora ele estava ali sozinho, aguardando a execução.

João sabia que devia diminuir para que Jesus crescesse. Mas agora o pensamento que atravessava a sua mente era: "Diminuir, sim -- mas morrer? Por que tenho que morrer se Jesus é mesmo Deus? Se Ele está fazendo todas essas maravilhas para os outros, por que não pode libertar-me? Deus, agüentar isto é demais!" (Lembre-se, Cristo não tinha ainda eliminado o aguilhão da morte.)

As últimas palavras que Jesus enviou a João foram incrivelmente significativas: "E bem-aventurado aquele que não achar em mim motivo de tropeço" (Mateus 11:6). Cristo estava dizendo a este servo de Deus: "João, não seja Eu para você ocasião de queda. Você sabe que só faço aquilo que vejo e ouço do Pai. Ele tem um plano nisso tudo e Ele é digno de confiança. Se Ele quisesse que Eu fosse lhe libertar, você sabe que em um instante Eu estaria aí. Você pode ficar tranqüilo de o que quer que lhe aconteça, será para Sua glória. E significará glória eterna para você!"

"Você está suportando seu teste final, João. Não deixe a dúvida roubar a fé que há em você! Em vez disto, descanse no amor e na fidelidade que o Pai tem por você. Você não está sendo julgado. Ao contrário, aos Seus olhos você sido muito honrado. Fique firme!"

Creio que João suportou. Quando foi finalmente decapitado por Herodes, ele foi para a glória cheio de fé e de honra!


Moisés Soube o Que Era Tentar o Senhor
Na Situação de Israel.


Eles deixaram de confiar em Deus no episódio das águas de Mara, e assim Deus intensificou suas provações em Refidim, onde "...não havia água ali para o povo beber" (Êxodo 17:1)

Você precisa entender que naquele momento Israel não estava enfrentando uma crise pequena. O ser humano pode passar semanas sem comer, mas somente alguns dias sem água. E quando Israel chegou em Refidim, não havia sinal de água. Em pouco tempo crianças começaram a chorar, e famílias desfaleciam de sede. Era uma situação crítica.

Entretanto Moisés entendia os caminhos do Senhor -- e sabia exatamente o que estava acontecendo com Israel. Compreendeu que Deus estava permitindo que seu povo suportasse lutas além de seus limites. Por que? Pois queria que eles se entregassem inteiramente aos Seus cuidados. Ele desejava ardentemente vê-los se levantarem e dizerem pela fé: "Deus é capaz!"

As escrituras, então, nos dizem: "E (Moisés) chamou o nome daquele lugar de Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não?" (vers.7).

As palavras "Massá" e "Meribá", ambas, significam a mesma coisa: "um lugar de tentações e provações." Moisés correu através do campo gritando, "Isto é Massá -- um teste, uma provação! Não é o fim. Deus não nos abandonou. Portanto, não desanimem. Continuem firmes! O Senhor está procurando fé, está querendo saber o que há em nossos corações. Ele sabe como suprir nossas necessidades. Ele apenas quer que confiemos que Ele fará um outro milagre!"

Você já conhece o resto da história. Tragicamente, Israel não confiou no Senhor. Assim Deus instruiu Moisés a pegar seu bordão, ir até Horebe e golpear uma determinada rocha. Quando Moisés bateu na rocha, jorrou água suficiente para satisfazer a sede de Israel. O Senhor provou mais uma vez que estava com Seu povo -- apesar da descrença!

Eu lhe pergunto -- como Israel tentou o Senhor neste episódio? Foi em sua raiva contra Moisés? -- seu desejo de matar um profeta de Deus? Foi em sua terrível murmuração? Ou foi em sua fornicação idólatra?

Nenhuma destas coisas se constituía no real problema. Eis como Israel tentou o Senhor: "...tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não?" (vers. 7).

Deus tinha aquela água em estoque o tempo todo. Ele poderia ter suprido Israel na primeira aflição da sede. Mas em vez disto, Ele esperou. Seu coração ansiava que o Seu povo especial e escolhido reconhecesse o Seu amor por eles, e se lançasse em Seus braços fiéis. Mas mais uma vez, eles fracassaram!

Então, Deus provou-os novamente -- desta vez permitindo que sentissem fome. Mais tarde Moisés disse, "...o Senhor, teu Deus... te humilhou, e te deixou ter fome...para te provar" (Deuteronômio 8:2,3)

Eis uma outra prova de fé. Iria Israel agüentar com os seus estômagos vazios e esperar que Deus enviasse-lhes pão? Iriam eles encorajar uns aos outros à fé, dizendo: "Deus nos abriu o Mar Vermelho. E adoçou as águas amargas de Mara. Nós sabemos que Ele é fiel à Sua palavra. Então, Senhor -- confiamos que irás nos alimentar. Vivos ou mortos, nós somos Teus!"

Isto era tudo que Deus estava esperando ouvir!


Nós Verdadeiramente Não Sabemos
O Que Está Dentro Dos Nossos Corações.


Não importa quantos anos tenhamos caminhado com o Senhor, quantas horas tenhamos orado, ou quanto de conhecimento bíblico tenhamos adquirido. Se Deus vê algo em nós que não provém da fé -- uma área onde não confiamos que Deus nos tenha dado poder para vencer -- Ele nos levará à "Massá". Ele nos colocará frente à uma situação humanamente impossível -- e seremos severamente provados!

Por exemplo, você pode sinceramente acreditar que tem um coração amoroso para com todos os irmãos e irmãs em Cristo. "O Senhor colocou em mim amor por todo mundo," você testemunha. Mas Jesus sabe que você tem um problema em uma área: você explode todas as vezes que alguém abusa do seu amor e da sua benevolência, ainda que você continue a dizer que ama aquela pessoa.

Como é que Deus percebe esta espécie de hipocrisia que há em você? Ele o leva a um lugar de provação. Ele permite que você se veja às voltas com um cristão do teu convívio que seja mal e grosseiro! De repente, você se acha orando, "Pai, por que o Senhor trouxe esta pessoa à minha vida? Ela é um espinho na carne! Eu tento servi-Lo fielmente -- mas tudo o que recebo em retribuição é esta tribulação!"

O Senhor lhe pôs em Massá! Ele está tentando tocar em alguma parte sua. Ele quer que você seja capaz de se levantar no meio desta situação e gritar: "Eu sei que o meu Deus é comigo. Meus passos são ordenados por Ele. Ele vai cuidar de mim na minha dor e na minha angústia!"

Aqui está um outro exemplo: você é um vaso escolhido do Senhor -- bebendo da Sua água da vida, se deleitando em Sua palavra, testemunhando libertações poderosas em sua vida. Mas permanece em você uma área onde o pecado lhe domina. Você tem, ainda, um último pecado perturbador -- um mau hábito, paixão ou lascívia.

Você odeia este pecado. Você fez promessas e mais promessas a Deus de que se emendaria, mas você nunca conseguiu dominá-lo. Você chorou por causa deste hábito, suplicando a Deus o seu livramento. Você se debruçou sobre livros e gravações tentando achar uma chave para a libertação. Contudo nunca encontrou uma resposta. E por anos a fio você tem vivido com medo de que isto venha a ser descoberto.

Amado, você vai acabar em Massá -- e será a grande prova da sua vida! E por falar em intensidade: o inferno inteiro vai ficar solto neste caso. O Senhor permitirá que você seja tentado pelo diabo, e de repente sua concupiscência cairá sobre você. Satanás tentará peneirá-lo como se peneira o trigo!

Você achará que tem o coração mais tenebroso do mundo. Você acreditará que foi derrotado pelo seu pecado. E acabará prostrado diante de Deus, espantado, gritando: "Senhor, o que está acontecendo? De onde vem toda esta lascívia? Estou sendo mais tentado agora do que quando comecei a buscar Seu livramento. Estou retrocedendo!"

Dúvidas irão inundar sua mente. Você perguntará: "Como pôde Deus permitir tal coisa na minha vida? Isto já vem ocorrendo há anos. Como Ele me promete todas aquelas coisas e no entanto não é fiel à Sua palavra? Ele está comigo ou não?"


Deus Te Levou Ao Lugar da Provação!


"... e te experimentei junto às águas de Meribá" (Salmos 81:7).

Amado, Deus quer que você saiba que Ele lhe poderia ter livrado ao som do primeiro pranto. O fato é que o tempo todo em que você esteve se lamentando, se esforçando e tentando combater à sua própria maneira, Ele tinha o poder de lançar fora qualquer coisa nociva a você.

"Então por que Ele não fez isso?" você pergunta. "Ele está me penalizando? Por que Ele me faz agüentar uma luta dessas?"

Ao observar a crise de Israel, você pode ser tentado a dizer: "Deus, será que o Senhor não estaria esperando muito daquele povo? Eles estavam assustados, e nada mais justo. Afinal de contas, ninguém pode viver sem água. Como poderiam eles tentar o Senhor, quando estavam simplesmente clamando por sua necessidade?"

Relembre -- este povo foi bem alimentado e bem instruído, imerso em sinais, maravilhas e milagres. Eles não eram espiritualmente novatos. E não estavam sem um cuidadoso guia. Todos os dias uma nuvem visível e protetora evidenciava que Deus estava presente no meio deles. E todas as noites eles tinham o confortador brilho de fogo no céu. A cada manhã eles encontravam maná no chão, fielmente enviado pelos céus. Deus proveu Israel com tudo que precisava para edificar sua fé!

Nosso Senhor não estava de conversa fiada quando avisou: "Sem fé vocês não podem me agradar. Vocês precisam verdadeiramente crer que EU SOU -- e que sempre irei retribuir a sua fé. Por isto, espero que meus filhos bem nutridos e bem instruídos creiam em Mim!"

O que dizer da provação que você está enfrentando? O que Deus quer de você em seus momentos de dificuldade?

Ele quer que você creia na Sua palavra -- em Suas promessas! Ele quer que você confie inteiramente que Ele está com você em sua aflição. Não importa se o inferno inteiro está caindo sobre você. A Sua presença nunca lhe será retirada, mesmo no meio de medos e lágrimas. Nenhum dardo do diabo -- nenhum ataque poderoso -- lhe destruirá. Seu Pai já tem um plano de livramento preparado para você!

Ele está apenas esperando que você agarre-se a Ele numa confiança cega. Ele quer que você seja capaz de resistir a todas as suas ferozes tentações, e dizer: "Eu não consigo entender o que está acontecendo -- mas sei que meu Senhor não irá me desamparar. Vivo ou morto, estando por cima ou por baixo, confio que Ele me cuidará!"

Sua batalha só terminará quando você vier a confiar totalmente no Senhor, acreditando que Ele está com você em poder e amor. Portanto, ponha de lado qualquer pensamento de que Deus o tem ignorado, ou fechado os olhos às suas necessidades. Isto é tentá-Lo -- é colocá-Lo à prova para comprovar a Sua fidelidade. Ele já tem provado isto tantas e tantas vezes!

Querido santo, você não precisa temer a serpente. Paulo finaliza a passagem com uma promessa: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Coríntios 10:13).

Deus lhe está dizendo: "Você não irá sucumbir. Eu estou consigo em tudo isto! Se apenas você buscar Minha face e confiar em Mim, Eu irei restaurá-Lo. Eu lhe capacitarei a suportar e resistir tranqüilamente a tudo que vier -- porque sempre estou com você!"

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright


Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor


COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:

Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 2000 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 2000 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org/
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org/multilan.html

Copyright © 2000 The Lorain County Free-Net Chapel
North Central Ohio, U.S.A.

TOPO DA PÁGINA

O nosso webmaster está às ordens para comentários e sugestões.
Esta página foi atualizada pela última vez em: 1 Abril de 2000.

Por Que Tarda o Pleno Avivamento?/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declaração de Fé/ Estudo Bíblico
Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ Pregações