Click here to go back to World Challenge Pulpit Series multilingual page

O Sacrifício de Ação de Graças!
(The Sacrifice of Thanksgiving!)


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

Por David Wilkerson
21 Julho 1997
__________

Um dos versículos mais importantes em todas as escrituras encontra-se na primeira epístola de Pedro. O apóstolo fala da necessidade de termos nossa fé testada: "Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo"
(1 Pedro1:7).


Nesta mesma passagem, Pedro refere o que podemos esperar em tais testes de fé: "...embora, no presente, por breve tempo...sejais contristados por várias provações" (v. 6).


A palavra grega utilizada para "provação" aqui significa "prova, exame, teste com dificuldade e adversidade". Uma das traduções coloca desta forma: "testando por meio de aflições". Pedro quer dizer: "Se seguires a Jesus Cristo, então terás muitas e grandes provações e tentações. Serás severamente testado!"

Pedro deixa claro que tais testes de fé não são feitos para cristãos só de nome. Estas provas de fogo são para crentes consumados - para os que são santificados, obedientes, lavados com o sangue de Jesus - cristãos que têm uma "esperança viva" devido à sua fé
(vide versos 2-5).

Simplificando, através desta passagem Deus está-nos a dizer: "A tua fé é preciosa para Mim - mais preciosa que todas as riquezas deste mundo, que um dia perecerão! E nestes últimos dias - quando o inimigo envia todo o tipo de males contra ti, quero que tenhas capacidade para te manteres forte, com fé inabalável".

"Contudo, para que alcances tal fé, tenho de te testar com pesadas provas. Afinal de contas, metais preciosos são provados só pelo fogo. Portando, antecipadamente deves saber que grandes provações virão!"

"Estas provas de fogo serão só transitórias. Terás momentos de grande pesar, tristeza, angústia, desespero. Os céus parecerão um bloco de ferro. Perguntar-te-ás se as tuas orações chegam a ser ouvidas. Por vezes serás tentado a desistir."

"Mas guardar-te-ei e abençoar-te-ei em cada momento de angústia! A tua função é simplesmente ter fé em Mim. Tu serás guardado pelo Meu poder, pela fé!" "...vós... que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo" (versos 4-5).

Amado, estas provas de fogo á nossa fé são importantes - porque a protecção de Deus, concedendo poder, é liberada de acordo com a nossa fé nEle. Quanto maior for a nossa fé, mais do Seu poder protetor será liberado em nossas vidas.

Paulo testifica ter suportado duras e pesadas adversidades e provações: "servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que...me sobrevieram" (Actos 20:19). O apóstolo utiliza a mesma palavra grega "provação" que Pedro utilizou - significando "exame, teste, colocar à prova pela adversidade". Ele tem a seguinte percepção: "Sei que em tudo que estou passando, o Senhor está tentando moldar algo em mim. Ele quer munir-me de uma fé duradoura!".

Tiago escreve: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança" (Tiago 1:2-3). Tiago não se refere aqui às tentações da luxúria ou seguir os desejos da carne. Não - ele utiliza a mesma palavra grega para "provação" que Paulo e Pedro usaram, significando "colocar à prova pela adversidade".

Tiago está a dizer: "Sempre que vierem provas difíceis sobre ti, alegra-te! Podes ter certeza que nessas alturas Deus está a trabalhar em ti. Não é o diabo que te persegue, tentando te derrubar - mas o Senhor que te quer edificar. Ele está a trabalhar, levando-te a um lugar de descanso e fé nEle!".

Eu creio que uma das coisas que Deus mais quer tratar em Sua Igreja é com a impaciência. A impaciência é a causa de toda a murmuração e queixa. Onde existe impaciência, não pode haver fé.

E o povo de Deus é particularmente impaciente! Através da história, temos constantemente, dado prazos a Deus, chorando: "Deus, por quanto tempo temos de orar sobre isto? Se não fazes nada depressa, será tarde demais!"

Deus não responde a esse tipo de oração. Pelo contrário, continua a testar-nos - para chegar até o nosso espírito de impaciência!


Há Uma Saída Para Essas Terríveis Provações!


Pedro nos diz: " o Senhor sabe livrar da provação os piedosos..." (2 Pedro 2:9). Novamente utiliza a mesma palavra grega para provação, significando "colocar à prova pela adversidade".

E Paulo escreve: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar" (1 Coríntios10:13).

Mui claramente, Deus não quer nos manter em provações. Porque estaria Ele interessado em manter-nos em meio de tentação e aflição? Ele não recebe nenhuma glória em testar os seus filhos - mas sim do resultado dessas lutas!

Existe apenas uma maneira de fugir da provação - e essa maneira é passar no teste. Pense nisso: quando você estava na escola, como é que finalmente saiu? Você passou no exame final. E se não passou, foi mandado de volta para a sala de aula.

Foi o que se passou com o Israel antigo, quando Deus os levou ao mar Vermelho. Deus estava testando o Seu povo, experimentando-o, a prová-lo. Ele conduziu-os até a beira da destruição - rodeando-os por montanhas pelos lados, pelo mar à frente, e por um exército inimigo a aproximar-se por trás.

A frase de Tiago "...o passardes por várias provações..." (Tiago 1:2), refere-se às provações antigas de Israel. A frase significa: "estar no fosso rodeado por inimigos." É o que aconteceu com Israel. Deus os soltou literalmente num fosso - uma situação humanamente impossível!

Porém Deus deixou Israel nestas circunstâncias esperando uma certa reacção. Queria que o Seu povo se apercebesse de sua vulnerabilidade. Queria ouvi-los dizer: "Lembramo-nos como Deus nos livrou das pragas. Lembramo-nos como nos retirou da fornalha da aflição, onde fazíamos tijolos sem instrumentos e sem descanso. O anjo da morte veio sobre a terra - mas nenhum dos nossos filhos foi tocado".

"Deus livrou-nos então - e fará novamente o mesmo! Alegremo-nos na Sua fidelidade. Ele é Deus - e fez-nos promessas que cumprirá. Ele proteger-nos-á de todo o inimigo que vier contra nós. Agora, dancemos todos para o Senhor, em gratidão e louvor!"

Você poderá pensar: "Como é que Deus poderia esperar que Israel tivesse uma reacção dessas? Eles eram apenas humanos - e estavam numa situação desesperadora. Deveriam mesmo dançar numa situação dessas?"

Sim -- certamente! Esse era o segredo para saírem da dificuldade. Entenda, Deus quer algo de todos nós nas horas dos problemas devastadores e de provas. Ele quer que ofereçamos a Ele um sacrifício de ação de graças, em meio a tudo isso!

Creio que Tiago havia descoberto esse segredo ao admoestar: "...tendo por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" (Tiago 1:2). Ele estava dizendo: "Não desista! Faça um altar em seu coração, e ofereça acções de graças de júbilo em meio às lutas".

É claro, Israel ofereceu louvor e ação de graças ao Senhor -- mas fez isso do lado errado do mar Vermelho! Sim, o povo se rejubilou à noite -- mas isso não foi prazeiroso para Deus. Qualquer um pode dar gritos de gratidão depois que a vitória chega. Mas a questão que Deus estava colocando para Israel era: "Será que você Me louvará antes de Eu enviar socorro -- enquanto você ainda está em meio à batalha?"

Eu creio que se Israel tivesse se alegrado ainda no "lado da provação" do mar Vermelho, não teriam de ser provados novamente nas águas de Mara. Se tivessem passado no teste do mar Vermelho, as águas em Mara não seriam amargas, mas doces. E Israel também teria visto água brotando em todo o deserto, em vez de andaram continuamente com sede.

Em vez disso, Deus teve de continuar a testar Israel, esperando que sua fé surgisse. Dia após dia enfrentaram batalhas, provas, tentações - porque nunca ofereceram fé a Deus. E essas provas vão se tornando mais difíceis e intensas - porque o povo nunca parou no meio das provações para dar sacrifício de ação de graças a Deus!


O Assunto da Ação de Graças Veio a Mim Recentemente
Durante um Período de Muita Dificuldade Pessoal


Na época, o nosso templo precisava de obras. Os problemas dos paroquianos se acumulavam. Todos os que eu conhecia, pareciam que estavam a passar por algum tipo de tribulação. E eu sentia o peso de todos eles.

Finalmente, me arrastei até o escritório de minha esposa e desabafei: "Cheguei ao limite! Cheguei ao fim da linha. Tenho que me ausentar por um mês. Só quero desaparecer e não fazer mais nada!"

Então entrei em meu próprio escritório e me sentei, sentindo pena de mim próprio. Comecei a queixar-me a Deus: "Senhor, até quando vou ficar embaixo deste fogo? Até quando vou ter de orar por todas essas coisas, para que o Senhor faça algo? O Senhor não vê o quanto meu espírito está esgotado? Tudo parece bloqueado por algum obstáculo. As minhas orações têm sido tão fervorosas quanto sempre foram em minha vida. Contudo parece que nada acontece. Quando é que o Senhor vai me responder, Deus?"

Repentinamente, o Espírito Santo veio sobre mim - e me senti envergonhado. O Espírito Santo sussurrou-me ao coração: "David, simplesmente comece a Me agradecer agora mesmo. Traga-me um sacrifício de ação de graças -- por tudo o que fiz por ti no passado, e pelo que vou fazer no futuro".

"Agradeça-me pelo ministério da Igreja da Times Square, por sua saúde, por sua família, por ter livrado a sua esposa e suas filhas do câncer. Dá-me ofertas de ação de graças - e num instante tudo parecerá diferente! A depressão sairá. Você terá paz na batalha. Abençoarei a sua alma com a segurança!"

Estas palavras ficaram no meu espírito. Mas perguntava-me: "O que é que o Senhor quer dizer com 'sacrifício de louvor'?" Apressei-me para ver na minha Concordância Bíblica a frase nas escrituras. Fiquei espantado com todas as referências que encontrei:

"Ofereçam sacrifícios de acções de graças e proclamem com júbilo as suas obras!"
(Salmo 107:22).

"Oferecer-te-ei sacrifícios de acções de graças e invocarei o nome do Senhor"
(116:17).

"Saiamos ao seu encontro com acções de graças, vitoriemo-lo com salmos" (95:2).

"Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com acções de graças. Será isso muito mais agradável ao Senhor do que um boi ou um novilho..." (69: 30-31).

Recordei-me, também, da passagem mais familiar na Bíblia sobre acções de graças: "Entrai por suas portas com acções de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome" (Salmo 100:4).

Lendo o comentário sobre este ultimo versículo, descobri que o salmista se refere ao dia da expiação no Velho Testamento. E que dia tremendo era esse!

Sob a Velha Aliança, Israel tinha um dia anual de expiação, em que o povo era purificado de todos os pecados que tinha cometido durante o ano. A expiação era feita através de um sacrifício sacerdotal. Contudo, antes desse dia anual, deveria haver uma nuvem negra de depressão sobre o acampamento - pois o povo estava abatido pelo peso dos pecados acumulados.

O dia da expiação era uma cerimônia com um significado tremendo.Os israelitas tinham de planejá-lo com semanas de antecedência. Aqui se segue o que se passava nesse dia:

Duas cabras jovens (chamadas "bezerros" nas escrituras) eram levadas para a entrada do tabernáculo, e apresentadas ao sumo-sacerdote como sacrifício. As duas cabras deveriam ser iguais no peso, tamanho e na pureza. Era lançada sorte, e uma das cabras escolhida para o sacrifício de sangue. Era-lhe atada um pano vermelha no pescoço, para a distinguir para o sacrifício. A outra cabra era designada como bode expiatório, e mantida fora do lugar santo.

A primeira cabra era levada para o altar e morta, onde o sangue era coletado numa taça. O sacerdote levava o sangue para dentro do santo dos santos, onde o apresentava com incenso. Enquanto o incenso ardia, o santo dos santos enchia-se de fumo, que representava a presença de Deus. Então o sacerdote espargia uma vez o sangue sobre o assento da misericórdia (propiciatório), e em frente a ele sete vezes.

Lá fora, cada pessoa do povo ficava prostrada durante todo o procedimento do sacrifício. Ninguém via nada do que se passava. Contudo o ritual representava a expiação dos seus pecados. As suas transgressões de um ano estavam sendo perdoadas, ou "cobertas".

Em contraste, a parte seguinte da cerimônia era um sermão bastante visível e ilustrado, para todo israelita ver. Em verdade, neste ponto, todos deveriam se levantar e alegrar.

Enquanto ainda no lugar santo, o sumo sacerdote trocava as suas vestes especiais pelas suas vestes normais de sacerdote. Então ele saia, e colocava as mãos na cabeça da outra cabra restante. Ora, a palavra hebraica para "bode expiatório" significa "remoção". E o acto do sacerdote colocar as mãos sobre o bode expiatório simbolizava a transferência de todos os pecados do povo para a cabeça do animal:

"E Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e envia-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso" (Levítico 16:21).

O "homem designado" aqui mencionado era um homem forte fisicamente, escolhido para a dura tarefa de levar o bode expiatório para o deserto, e deixá-lo lá. Contudo, este homem não poderia conduzir a cabra para um lugar qualquer no deserto; o animal poderia voltar atrás, e o povo seria recordado dos seus pecados. Então, ele tinha que estar fisicamente preparado para levar a cabra numa longa viagem à uma área desabitada, um lugar do qual não poderia regressar.

"Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e o homem enviará o bode ao deserto" (verso 22). A palavra"solitária" aqui significa "um lugar sem saída". Enquanto o homem designado guiava a cabra para o deserto, ele seria seguido por um grupo de sentinelas carregando bandeiras. O destino normalmente era um vale rodeado de escarpas onde a cabra era deixada para que nunca pudesse regressar.

Então, ao colocar as mãos na cabra expiatória, começando a segunda parte da cerimônia de expiação, o sacerdote confessava os pecados de todo o povo acampado. Essencialmente ele orava assim: "Senhor, coloque os meus pecados e os pecados do povo na cabeça deste bode."

"Agora, parta!"

O homem designado então colocava uma rédea na cabra e a levava para fora do acampamento. E isso era uma tremenda cena para o povo! Israel inteiro ficava ali assistindo, aplaudindo, alegrando-se enquanto o bode expiatório era levado embora. Era um sermão ilustrado que cada um - incluindo as crianças - poderia entender: "Não apenas são os nossos pecados perdoados -- mas são levados de nós!"

O povo entendia que ao ser levado do seu meio, o bode jamais seria visto novamente. E tão pouco o Senhor se lembraria dos seus pecados. Então um grito poderoso saía do acampamento! Isto é uma imagem linda do que Jesus Cristo faz por nós. Ambas as cabras representam Jesus - o cordeiro que foi morto por nós, e o que tira os pecados do mundo:

"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido" (Isaías 53:4). "Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados" (1 Pedro 2:24).

Tal como o homem designado conduzia o bode, Jesus enterrou os nosso pecados numa "terra solitária": "... lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (Miquéias 7:19).


Como os Israelitas,
Nós Também Devemos Entrar na Presença do Senhor
Com Acções de Graças !


Vivemos num tempo em que o nosso sumo-sacerdote, Jesus, já apresentou o sacrifício do Seu próprio sangue ao Pai, para a expiação dos nossos pecados. Cristo limpou todas as nossas transgressões, para que nunca mais fossem lembradas contra nós. Então, para nós, a obra da expiação está encerrada.

Contudo, como os israelitas também nós devemos entrar nos átrios do Senhor como diz o Salmo 100: com gratidão e louvor. E devemos levar connosco dois "bodes":

"Tende convosco palavas de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita...em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios" (Oseías 14:2). A palavra "novilhos" aqui representa os nossos lábios, ou palavras. O significado completo desta frase em hebraico é, "Oferecer-te-emos novilhos, até os nossos lábios".

A nossa oferta de acções de graças é para ser feita com os dois bodes que trazemos - uma oferta com os nossos lábios, ou vozes. Deus está dizendo: "Traga à Minha presença as tuas palavras de gratidão. Fale, cante-Me louvores!"

Não devemos mais trazer a Deus sacrifícios de sangue ou ofertas de ouro e prata para a expiação. Em vez disso, devemos Lhe trazer um sacrifício de louvor e acções de graças com os nossos lábios: "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam seu nome" (Hebreus 13:15). O "fruto de nossos lábios" é a nossa gratidão e agradecimento!


Um dos Exemplos Mais Poderosos Disso
É Visto no Livro de Jonas


Ouça as palavras de Jonas: "Pois me lançaste no profundo...a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim...Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre" (Jonas 2:3-6).

Jonas atingiu o fundo do poço, sepultado no ventre do grande peixe. Era uma luta de vida ou morte - cheia de desespero, vergonha e culpa. Seu coração lhe pesava - literalmente havia chegado à posição mais inferior que alguém poderia chegar. Ele achou que Deus o abandonara.

Então, como saiu Jonas deste fosso? Simplificando: ele passou no teste! "Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do SENHOR...eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento..." (versos 7, 9).

Jonas não recebeu qualquer palavra de livramento. Estava numa situação desesperadora, com tudo à sua volta negro e escuro. Estava para desfalecer. Contudo, quando estava a chegar a esse ponto disse: "Vou simplesmente agradecer ao Senhor!"

No meio de todos os seus problemas, Jonas entrou na presença do Senhor com os "bezerros" dos seus lábios - e ofereceu graças! Deus respondeu: "É o que eu estava esperando lhe ouvir dizer, Jonas. Você confiou em mim em meio a tudo isso. Você acabou de passar no teste!"

A escritura diz: "Falou, pois, o Senhor ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra" (verso 10). A um comando do céu, o peixe cuspiu Jonas na costa. E aquele homem pesaroso deve ter rolado pela praia a gritar: "Estou livre! Estou livre!" Provavelmente dançou enquanto tirava as algas dos cabelos - pois já estava no altar das acções de graças!

Você pode perguntar: "Irmão David, se eu passar no meu teste atual, é garantido que nunca mais terei de passar noutro?" Não - nunca! A nossa fé está constantemente sendo sugada de nós, simplesmente porque vivemos neste mundo caído e cheio de pecado. O Senhor tem de continuar a nos trazer encorajamento.

É por isso que Paulo nos instrui, "... as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças" (Filipenses 4:6). "Arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças" (Colossenses 2:7).

Você está passando por um momento difícil neste momento? Tem inimigos que o ferem, e que estão lhe rasgando aos pedaços? Está a enfrentar uma situação sobre a qual não dá para você fazer nada? Esta derrubado pelo peso, pela dor ou stress? Sente que não consegue continuar?

Santo amado, não se alarme. Não é o diabo que está agindo em você - mas Deus! O Senhor sabe que você precisará de uma grande fé para superar os dias negros que se avizinham. Sem dúvida, você necessita ser capaz de se manter unicamente pela fé. Contudo, Ele sabe que a sua fé necessita ser provada pelo fogo - o fogo da aflição, das provações e problemas.

A maneira de você reagir durante uma crise determina o seu caminhar com Deus a partir daí. Se faz as coisas à sua maneira - se não espera que Deus resolva a sua situação - você andará tropeçando pelo resto do caminho.

Quando você não tem para onde se voltar, volte-se para as acções de graças. Agradeça a Deus pelo seu perdão - pela libertação de todos os pecados passados. Agradeça-lhe por lhe ter liberto dos dentes do leão... por lhe dar um nova morada na glória... por todas as Suas bênçãos anteriores, por todas as promessas, por tudo que Ele fará. Em tudo, dê graças!

Servimos um Deus que nos lançará fora da mais profunda crise, para uma praia segura. Então, faça-Lhe um altar no seu coração agora mesmo, no meio da sua crise. E leve a Ele o seu sacrifício de acções de graças!

--
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor


Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright

COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:
Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 2001 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 2001 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org/
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org/multilan.html


Copyright © 2001 - The Lorain County Free-Net Chapel
North Central Ohio, U.S.A.

TOPO DA PÁGINA

O nosso webmaster está às ordens para comentários e sugestões.
Esta página foi atualizada pela última vez em: 18 de junho de 2002.

Por Que Tarda o Pleno Avivamento?/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declaração de Fé/ Estudo Bíblico
Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ Índice dos Sermões em Português/ Pregações